As Crônicas das Cidades Escuras

Por Cyro Luis Soares de Oliveira Cabral

Ficção, Literatura Infanto Juvenil, Literatura Nacional

Esta página foi vista 753 vezes desde 23/11/2019

Em 2035 o planeta viu-se mergulhado em uma interminável onda nacionalista que polarizou todas as nações em dois grandes blocos. A OTAN ou NATO transformou-se na Aliança Ocidental formada pelos países das Américas do Norte e do Sul, Europa, Israel e Japão. Os países mulçumanos se uniram a China, Rússia, Índia e aos tigres asiáticos junto com parte da África para formarem a Aliança Oriental. Com uma superpopulação de dez bilhões de seres humanos a Terra viu-se esgotada em seus recursos energéticos e alimentares sufocando todos os biomas que se conhecia deflagrando assim intermináveis conflitos entre diferentes povos por água e terra agricultáveis. O êxodo de milhões que culminava em centenas de mortos nos mares, desertos, devido às penosas travessias ora deixavam com melhor destino os que sobreviviam em incontáveis campos de refugiados. Ataques de radicais ou lobos solitários surtados pelas pressões sociais enchiam diariamente os noticiários. É neste cenário caótico que surgiu um conglomerado sinistro denominado de A Tétrade, formada por representantes das indústrias de armas, medicamentos, informática e bancos e liderado por um falso messias chamado Jhones, mergulhando o mundo na Terceira Grande Guerra Mundial. Seu intuito era o controle total de todas as pessoas em um único império, sob uma única ideologia. As cidades outrora grandes metrópoles ficaram povoadas por criaturas denominadas de umbras, seres resultantes da transformação de humanos pela ação de uma arma de guerra conhecida como bomba de energia. Caçavam e predavam todas as formas de vida com o objetivo de drenar toda sua energia vital. Escondiam-se na escuridão entre os escombros do que restara da grande guerra. Os poucos sobreviventes refugiaram-se nos campos, nas estradas, nos desertos ou regiões polares formando toda sorte de criminosos, canibais e assassinos. É neste cenário que Vinícius D’ Voltier artista plástico renomado, perambulava para sobreviver. Ao encontrar o diário de uma jovem professora chamada Vanessa, desenvolve um amor platônico e decidiu procura-la sabendo de sua pouco provável existência ainda com vida. As Crônicas das Cidades Escuras é uma visão crítica de até onde pode chegar à ganância, a inveja, o egoísmo e a intolerância humana.

Viva esta aventura fantástica de descobertas onde prevalecerá a união, a coragem e a fé de seus principais personagens.

Seja Bem-Vindo!

Edição 1 (2019)
Acabamento Brochura s/ orelha
Coloração Colorido

Cyro Luis Soares de Oliveira Cabral

Cyro Cabral é amazonense, residente em Manaus, professor de Ciências Naturais, Química, Biologia e compositor filiado a UBC – União Brasileira de Compositores.

A Amazônia com sua enorme biodiversidade, seus mistérios, encantos e exoticidade de povos indígenas, lendas, mitos e magia, tornou-se o veio motivador para a construção de suas obras destacando-se “Rairú e a Batalha do Tepequém”, primeiro de uma trilogia e agora Xamã, O Guardião da Terra.

O desejo de escrever obras deste gênero e dar-lhes formato no mesmo padrão das aclamadas sagas “Nárnia”, “Fúria de Titãs” e “Senhor dos Anéis” deve-se a sua preocupação em se atingir o maior número de leitores a fim de se popularizar cenários, personagens, vocabulário, tudo que envolve a cultura extraída do belíssimo universo mítico dos povos indígenas da Amazônia, tão aplicados no cotidiano de nossa sociedade.

Acredito que esta roupagem dada às sagas literárias deste gênero, tendência mundial atual, possa também encantar o leitor e fazê-lo conhecer ainda mais sobre a cultura dos povos indígenas tão quanto ganhou espaço e domínio as que versam sobre mitologia grega, romana, céltica e nórdica.

A partir de 1996, produz obras, toadas, lançadas em CD e DVD para o folclore popular da Amazônia (Festivais Folclóricos de Parintins, Manaus e Festa do Sairé em Santarém - Pará). Em 2000, participou como roteirista na produção do documentário “Sonhos em Parintins” finaizado em Barcelona-Espanha por Manzó-Produções, lançado e premiado na categoria documentário, no Festival Ibero Americano de 2001.