Barra - Reminiscências e Notas para a História de Ipanema

Código do livro: 208938

Geografia E Historia, Não Ficção, Historiografia

Esta página foi vista 2499 vezes desde 11/05/2016

Cada lugarzinho do antigo município cimbrense tem uma história para contar. Se é uma grande história como tem o povoado de Ipanema, “o povoadozinho mais bonito do Sertão do Estado”, como disse Luís Wilson, tanto melhor. Enfim, essa bela povoação, o cenário da antiga fazenda Barra de André Arcoverde, começa a ocupar seu espaço na historiografia municipal.

Graças a Fábio Menino de Oliveira, as memórias mais antigas do simpático lugar agora vêm à tona. Neste seu livro de estreia, uma obra repleta de informações que cobrem desde os primórdios, quando da ocupação da região pelas antigas tribos indígenas, até dias mais recentes, temos um guia completo dos caminhos percorridos pela sociedade ipanemense, que desde sua fundação vem atravessando séculos, deixando mais marcas do que até agora se havia estudado.

A fazenda Barra sai do anonimato, Ipanema deixa de ser apenas um lugarejo no caminho para o Sertão e passa a competir em importância histórica com Pesqueira e tantas outras antigas fazendas, suas contemporâneas. A justiça, finalmente, está feita.

Edição 1 (2016)
Tipo de papel Couche 90g

Fábio Menino de Oliveira

Sou um estudioso da história da minha terra e que há algum tempo me dedico a pesquisas sobre a cidade de Pesqueira -PE e sua riquíssima história.

E com publicações de livros quero que a história permaneça sempre viva e que registros e fatos não se percam com o passar dos anos, podendo ser consultados por pessoas que assim como eu tem amor pela pesquisa histórica e pela minha cidade.

Atuo como professor dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Pesqueira e sou sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Pesqueira (IHGP).