Esta literatura é uma continuação da obra Programando o ESP32 no Arduino (2018) do mesmo autor e editora, onde o objetivo desta obra é possibilitar o acionamento de dispositivos dispostos em uma residência, implementando assim uma aplicação de Casa Inteligente.
Desta forma, dispositivos como lâmpadas, cortinas, portões dentre outros poderão ser acionados através dos comandos recebidos por uma interface Bluetooth estabelecida entre um smartphone Android programado usando o MIT App Inventor e ESP32 programado no Arduino.
Sendo assim, um celular pareado com o módulo Bluetooth do ESP32 poderá ligar e desligar um relé que possibilite o acionamento de diversos tipos de dispositivos como citado anteriormente.
Suponha uma casa com 4 ambientes (sala, cozinha, quarto e banheiro) no qual em cada um haja uma lâmpada, onde o objetivo será ligar ou desligar cada uma destas através de um aplicativo no smartphone. Este será o objetivo desta literatura, onde o processador poderá ligar ou desligar cada um dos 4 relés tendo o controle do acionamento das 4 lâmpadas. Para implementar este recurso, inicialmente será apresentado o esquema elétrico do experimento, seguido do programa em Arduino e para o Android, no qual este foi programado no MIT App Inventor.
Desta forma, podemos modelar automações residenciais (Casa Inteligente) onde lâmpadas, alarmes, ventiladores, cafeteiras, dentre outros possam ser controlados dentro do raio de alcance do Bluetooth.
A placa didática utilizada foi a ESP32 wroom em conjunto com um módulo Bluetooth, onde tais kits estão à venda no site www.cerne-tec.com.br.
Número de páginas | 75 |
Edição | 1 (2020) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura |
Tipo de papel | Couche 90g |
Idioma | Português |
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