Catolicismo Negro

Por Bruno Younes & Érika Preissel

Geografia E Historia, Historiografia

Esta página foi vista 3100 vezes desde 12/12/2013

Esta obra analisa aspectos históricos da cidade de Mariana alusivos à memória dos negros para, dessa forma, entender como a religião católica influenciou na formação da identidade afrodescendente no Brasil Colonial. A cidade de Mariana foi o berço da religião mineira, portanto, estudar os meios empregados para conversão utilizados pela Igreja Católica para cristianizar os negros é uma forma de entender o catolicismo negro, em específico, e por suas características próprias, a sociedade marianense. Assim, estudar a relação entre catolicismo e os negros no Brasil Colônia a partir da igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos contribuirá para a revisão da história dos negros.

Edição 1 (2013)

Bruno Younes & Érika Preissel

Pós-Graduando em História e Cultura Afro-Brasileira, graduado em História pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2013). Trabalha temas em torno de Museologia, Patrimônio Histórico, História da Religião, História da Educação no Brasil e atua em campos do Brasil Colonial Setecentista e Oitocentista.