Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Código do livro: 582032

Educação, Didáticos

Esta página foi vista 391 vezes desde 16/08/2023

Cidades Inteligentes são metrópoles que fazem uso adequado das novas tecnologias, em todos os sentidos, em prol dos seus habitantes, gerando qualidade de vida, ganhos de tempo na mobilidade, bom e rápido atendimento dos serviços, segurança pública eficaz, economia de energia e outros insumos. Infelizmente, detectamos e nos deparamos com vários desperdícios e mazelas diariamente nas nossas cidades: ruas sujas, bens públicos malconservados, vazamentos de água e esgoto, buracos nas vias públicas, iluminação precária, sinalizações necessárias inexistentes, semáforos nada inteligentes, moradores de rua, etc.

Entretanto, a escassez de recursos e atitudes questionáveis para consagrar essa finalidade e nomenclatura de cidades inteligentes e sustentáveis está fora do radar e da prioridade de muitos gestores e parte da população, por falta de cultura coletiva e resultado advindo da macrocefalia urbana.

Com a globalização das economias, foi confirmado que as cidades são o motor de desenvolvimento da humanidade. O processo de urbanização, embora ocorra de maneira desigual no mundo, origina desafios sociais, econômicos e ambientais à medida que a infraestrutura local se desenvolve.

Tornar as cidades mais inteligentes é uma jornada e necessita de mudanças de paradigmas ultrapassados e obsoletos, adotando-se novas estratégias, com inovação, ousadia e tecnologia de ponta, incluindo a participação de todos os setores e segmentos da sociedade. Vamos juntos nessa?

Prof. Dr. Juarez Ramos da Silva

Edição 1 (2023)

José Angelo Justo Alvarez, Juarez Ramos da Silva

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos UNISANTOS (2021); Licenciado em Administração pelo Centro Paula Souza – CPS (2009); Graduado em Administração pelo Centro Universitário Santa Cecília dos Bandeirantes – CEUBAN (1983). Graduado em Comércio Exterior pelo Cento Universitário Santa Cecília dos Bandeirantes – CEUBAN (1985). Pós-graduado lato senso em Logística Empresarial pela Universidade Aberta do Brasil – UAB (2010), -pós-graduado em Desing Instrucional EaD – Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI (2011). É coordenador e professor de ensino técnico profissionalizante no Centro Paula Souza, parecerista e avaliador de cursos técnicos pelo Conselho Estadual de Educação/SP, professor universitário e de pós-graduação na Universidade Santa Cecília – UNISANTA. Palestrante e escritor de diversos artigos publicados.