Judeus e Cristãos Novos nos Açores

Por Carmen Nogueira

Geografia E Historia, Não Ficção, Europa, Judaico

Esta página foi vista 7654 vezes desde 19/10/2020

Pela primeira vez um livro revela um segredo oculto por mais de 500 anos:

A história secreta dos judeus da Europa Ocidental que povoaram os Açores no século XV.

O código secreto de um intelectual judeu alemão, num relato escrito no século XV, que narra a presença judaica dos asquenazes no arquipélago português.

Contém a lista dos nomes dos povoadores judeus e as famílias açorianas que descendem deles, mas desconhecem sua origem judaica oriunda da Europa Ocidental.

Também mostra a lista dos cristãos novos açorianos processados por judaísmo no tempo da inquisição, com os números de processos e links de acesso para consulta no site da Torre do Tombo, em Portugal.

Contém a lista com os nomes dos pagantes da Finta nos Açores, imposto pago pelos cristãos novos no período da inquisição.

A história do curioso "Partido Judeu" criado pelos descentes de cristãos novos açorianos no sul do Brasil.

Meu teste de mtDNA com a origem judaica da minha ancestral açoriana, e pesquisas de DNA que indicam que os judeus são a segunda maior etnia da qual descendem os açorianos, depois da portuguesa.

ISBN 978-65-006-7606-8
Edição 2 (2021)

Carmen Nogueira

A autora é dramaturga, com o nome cadastrado na Sociedade Brasileira de Autores Teatrais – SBAT.

Advogada em São Paulo, Capital, agora também ingressa na carreira de escritora, tendo dois livros publicados pelo Clube de Autores, com sucesso.

Outras obras virão, porque escrever está no meu DNA, assim como ler, desde sempre.