Como iniciar um podcast

Um guia passo a passo para iniciantes criar, lançar, crescer e ganhar dinheiro sem conhecimento técnico

Por Jideon F Marques

Entretenimento E Games, Comércio Eletrônico, Informática, Entretenimento

Esta página foi vista 298 vezes desde 24/10/2023

Podcasting parece ser a nova palavra da moda. Vinte anos atrás, poucas pessoas sabiam o que era, muito menos se envolveram nisso. No entanto, as coisas mudaram e, como uma onda estrondosa, o podcasting cresceu e continua a crescer. Você tem músicas ou uma mensagem poderosa que você espera que seja ouvida pelas massas? Ou talvez você sempre quis apresentar uma rádio ou talk show? Seja qual for o seu sonho, há duas décadas você precisava conhecer muita gente ou ter muito dinheiro para realizar esses sonhos. Mas agora, graças à internet, você pode alcançar instantaneamente milhões de pessoas e facilmente transformar seu sonho em realidade.

Por muito tempo, a definição de podcasting foi distorcida porque estava associada a nerds e a ser excessivamente técnica. No entanto, isso ocorreu principalmente porque a maioria dos primeiros podcasters estava focada no nicho de tecnologia mais do que em qualquer outro lugar.

Dito isto, se você superar os aspectos técnicos, o podcasting é bastante simples. Assim como o blog permitiu que qualquer pessoa com um computador se tornasse um repórter legítimo, o podcasting permite que você seja o DJ, apresentador de talk show ou artista de gravação que você sempre quis ser.

Em primeiro lugar, você não precisa ser super conhecedor de tecnologia para podcast. No entanto, você precisa de alguém apontando o caminho e mostrando as cordas; caso contrário, você continuará tropeçando no escuro. Um guia é necessário para ajudá-lo a navegar no cenário do podcasting. Graças aos avanços da tecnologia, existem ferramentas para ajudá-lo a montar seu show. Isso significa que você pode ter um pensamento ou opinião que tem, fazer uma gravação de áudio expressando sua opinião e compartilhá-la com pessoas com ideias semelhantes por meio de diferentes dispositivos de escuta.

Basicamente, qualquer um pode fazer podcast; se você quer começar a fazer podcast, entenda que tudo se resume a uma única pessoa: você.

Edição 1 (2023)