Comunicação, territorialidades & culturas

Por Volume 1

Não Ficção, Educação

Esta página foi vista 484 vezes desde 15/10/2021

O presente volume traduz os esforços de produção do Grupo de Pesquisa em Comunicação Territorialidades e Culturas (COMTEC), presidido pela Profa. Dra. Velda Torres e pelo Prof. Msc Alfons Altmicks. Atualmente, o COMTEC conta com três pesquisadores e nove estudantes em iniciação científica, sendo subdividido em três linhas, a saber: Linha 1 Mídias Sociais, Mobilidade e Consumo; Linha 2, Etnocomunicação: Identidade, Pertencimento, Terriorialidade na Comunicação; e Linha 3, Comunicação, Cultura, Consumo e Cidadania.

As investigações do COMTEC repercutem ações que envolvem pesquisa, extensão e ensino sobre Comunicação, Educação, Territorialidades e Culturas, em uma perspectiva transdisciplinar sobre o Consumo e identidade, estabelecendo diálogos com distintas áreas do conhecimento, a exemplo da Comunicação, Antropologia, Sociologia, Psicologia, Educação, entre outras. As produções dos integrantes do grupo são socializadas na forma de artigos e ensaios, apresentados em eventos, publicados em periódicos qualificados e capítulos de livros, produzidos em parceria com outros pesquisadores.

Neste primeiro volume, foram disponibilizados sete ensaios, desenvolvidos entre os anos de 2019 e 2021, circunscritos às articulações entre a Comunicação Social, a Educação, as Territorialidades e as Culturas e suas configurações nos distintos espaços sociais e implicações no universo do consumo e da assunção de identidades étnicas. A ênfase nas questões sociais e nos seus aspectos étnicos foi proposital, constituindo o eixo articulador de todas as pesquisas apresentadas.

Boa leitura!

ISBN 978-65-87378-13-8