CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DOS ESPORTES.

Obra de revisão.

Por Denise de Castro Insaurriaga Silva / Igor de Oliveira Insaurriaga Silva

Esportes E Lazer, Educação, Didáticos

Esta página foi vista 471 vezes desde 07/03/2022

Olá,

A prática sistemática de atividades físicas não é uma manifestação exclusiva da cultura contemporânea, mas se dá do início da humanidade e vem acompanhando e se desenvolvendo, conforme a cultura, sociedade e época em que está inserida.

Introdução à Educação Física levará você a compreender este processo da evolução da atividade física e dos esportes no Brasil e no Mundo, de maneira simples e objetiva.

Veremos que, independente das limitações, todos podem praticar atividades físicas, desde que existam as adaptações adequadas e que sejam respeitados os limites individuais.

Seu conhecimento será ampliado e você entenderá como a Educação Física tem sido utilizada politicamente como arma a serviço de projetos que nem sempre apontam na direção das conquistas de melhores condições existenciais para todos, mas, muitas vezes, ela esteve servindo de poderoso instrumento ideológico e de manipulação social.

No decorrer da leitura você será conduzido no universo acadêmico a usufruir tudo que o curso Licenciatura em Educação Física pode proporcionar para sua melhor formação como professor, desde o início da graduação até o mercado de trabalho.

Este livro busca dar sinais para uma prática transformadora da Educação Física, visando entender melhor a nossa história e, a partir daí, sermos melhores cidadãos e profissionais.

Bons estudos!

Profa. Denise de Castro Insaurriaga Silva

Prof. Igor de Oliveira Insaurriaga Silva

Edição 1 (2022)

Denise de Castro Insaurriaga Silva / Igor de Oliveira Insaurriaga Silva

Possuo Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas no ano de 2007. Especialização em Psicomotricidade e Jogos Cooperativos pela FAFIPA. Trabalhei na Rede Pública de ensino na cidade de Timbó/SC nas funções de professora de educação física no Ensino Fundamental e técnica desportiva (voleibol e handebol). Em 2009 iniciei trabalho como docente em Educação A Distância na empresa Atena Cursos, empresa de Cursos voltados à Inclusão - Cursos EAD de extensão universitária -. Como principais atividades nessa empresa destaco o desenvolvimento, a revisão e a publicação de Cursos nas áreas da Educação Física e Educação Especial. Produzi dois livros para uso didático da UNIASSELVI, no Curso de Licenciatura em Educação Física. Entre os anos de de 2013 e 2014 realizei trabalho como docente na Educação de Jovens e Adultos através do SESI Escola, lecionando a disciplina de educação física em empresas de Timbó, Pomerode, Indaial, Blumenau e Benedito Novo. Atuei novamente na empresa Atena Cursos, onde coordenei vários Cursos para promover a Inclusão de alunos especiais no Ensino Regular. Estes Cursos foram realizados nas modalidades Presencial e EAD nos estados de SP, RS e SC. Trabalhei no SENAI Blumenau como professora de apoio educacional. Atualmente atuo como supervisora de disciplina nos Cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado) e Psicomotricidade e tutora externa no Curso de Educação Física bacharelado do Centro Universitário Leonardo da Vinci, estudo Pedagogia na Uniasselvi. Atualmente mestranda em Ensino pelo Instituto Federal Catarinense.