Cordeliando

Artes e Entretenimento, Literatura Nacional, Poesia

Esta página foi vista 2664 vezes desde 29/11/2019
Coloração

O Livro Cordeliando é um livro de literatura de cordel, composto por 6 (seis) folhetos com variados temas como: Educação no transito, ambiental, ecológica. bem como micro histórias. O projeto trás uma linguagem simples em versos e rimas, tem como objetivo envolver o leitor, a ponto de despertar para o interesse do segmento literário muito desenvolvido no nordeste do Brasil. A difusão da literatura de cordel no centro oeste e em outras regiões do Brasil pode agregar maior conhecimento a sociedade. Tendo em vista a literatura de cordel trabalhar a oralidade, escrita, as métricas e rimas. Sua aplicabilidade podem ser executada nos variados espaços, formais ou não, como: espaços culturais, escolas, praças, teatros, pontos de cultura e outros.

ISBN 978-65-000-0242-3
Edição 1 (2018)

JOÃO ALMIR MENDES DE SOUSA

João Almir Mendes de Sousa é piauiense, nascido em Marcos Parente, no dia 23 de junho. É produtor cultural, cordelista, xilogravador e pesquisador. Ocupa a cadeira nº 10 da Academia Literária do Clube da Poesia Nordestina cujo Patrono é o Poeta Firmino Teixeira do Amaral (1896-1926). Atuou também como secretário e diretor de Cultura em Luziânia (GO),

Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás, é especializado em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico, pela Universidade de Brasília (UnB), tem o Curso de Capacitação em Literatura Cearense, e cursa Bacharelado em Museologia.

Fundador do Ponto de Cultura Tríade, e do CTN – Centro de Tradições Nordestinas, também é membro da comissão Goiana de Folclore.

Autor de dois livros Tinguis Di Repente 50 - O estradar de um nordestino e Por Uma Cultura Desenvolvida, além 15 cordéis destacam-se: Dona Chica e o Pé de Pequi, Brasília 60 Anos, Calango e o Sol, O Piauí de Belo Sol e Ladeiras e Cordeliando composto por seis títulos.

Já recebeu o Prêmio Nacional como Mestre da Cultura Popular – Selma do Coco (Ministério da Cultura) e Prêmio Cultura Viva (FAC-DF). Em 2018.

É o idealizador do Projeto Cordeliando Pela Literatura de Cordel criado em 2016, que é um projeto certificado pela Cátedra Unesco PUC-Rio, como uma das mil iniciativas de promoção de leitura e formação no país (2020/2021). A ação tem como principal objetivo difundir e fomentar a cultura popular nordestina.