Covid-19 e Enfermagem

Os variados papéis do enfermeiro durante a pandemia

Por Dra. Ana Luiza Ferreira Aydogdu

Didáticos, Educação, Não Ficção

Esta página foi vista 621 vezes desde 03/12/2020

A sociedade aplaudiu os profissionais de saúde, ovacionou a equipe de enfermagem, aclamou o enfermeiro. Agradeceu pelo quê? A população sabe quem é esse profissional? Sabe o que ele faz?

Pode-se dizer que a importância do trabalho realizado pelo enfermeiro está proporcionalmente inversa à sua visibilidade na sociedade.

A equipe de enfermagem conta com profissionais com diferentes níveis de ensino, e somente aquele com nível superior recebe o título de enfermeiro. Geralmente o profissional é lembrado como aquele que presta cuidados diretos aos doentes; muitas vezes, sendo até mesmo, erroneamente, visto como o “ajudante do médico”. Quando, na verdade, a profissão de enfermagem tem autonomia, devendo ser reconhecida pelos seus saberes científicos. O trabalho feito pelo enfermeiro é amplo e vai muito além do cuidado direto ao doente; mesmo porque para que essa assistência de enfermagem seja prestada com qualidade existe a necessidade de pesquisa, ensino e gerenciamento, todas essas, funções exercidas pelo enfermeiro.

Num período em que o mundo é ameaçado por uma pandemia, a figura do enfermeiro ganha destaque. Assim, o momento é propício para que seja feita uma reflexão sobre esse profissional. A ideia de produzir um livro analisando os vários papéis do enfermeiro durante a pandemia de Covid-19 surgiu após a escrita de um artigo científico sobre o assunto.

ISBN 978-65-894-1600-5
Edição 1 (2020)

Dra. Ana Luiza Ferreira Aydogdu

Nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, onde graduou-se em enfermagem, trabalhou somente um ano no Brasil mudando-se para Istambul, Turquia em 2004. Onde trabalhou em um hospital particular por quase 10 anos, fez mestrado em administração hospitalar e doutorado em administração em enfermagem na Universidade de Istambul. Sempre gostou de escrever, devido ao curso de doutorado começou a escrever artigos científicos, a maioria sobre a atual pandemia, seu primeiro livro é resultado de interrogações feitas a si mesma durante a redação de tais artigos, sendo porém totalmente uma obra de ficção.