DENDEICULTURA - MICRORREGIÃO DE TOMÉ-AÇU - MRGTA

Formação, Interpretação, Geossistema e Transformação

Por Leonardo Sousa dos Santos

Transformações, Geofísica, Ciência E Tecnologia, Geografia E Historia, Ciência Política, Biografia

Esta página foi vista 287 vezes desde 31/07/2024
Coloração

A Microrregião de Tomé-Açu (MRGTA) é composta pelos municípios de Acará, Moju, Tailândia, Concórdia do Pará e Tomé-Açu. A alteração da paisagem cultural é uma consequência da relação da sociedade com a natureza, bem como das políticas de desenvolvimento e "progresso" pensadas para essa região pelo Estado. A Formação, a Interpretação, o Geossistema e a Transformação são pilares fundamentais para compreender o mosaico da paisagem dessa microrregião, que é resultado de diversas condições e combinações únicas de vários tempos, escritas umas sobre as outras, com idades e heranças de diferentes períodos de sua história e que hoje vem do agronegócio do dendê.

Edição 1 (2024)

Leonardo Sousa dos Santos

Leonardo Santos, pesquisador e militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará (2º Tenente QOABM), é doutor em graduado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Possui graduação em Geografia (IFPA) e Gestão de Sistema de Segurança (UNAMA). Possui especializações em Defesa Civil, Geotecnologia: Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (IESAM), Gestão de Recursos Hídricos: Governança e Sustentabilidade, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. Também é técnico em Geodésia e Cartografia (IFPA), com 20 anos de experiência na área de Segurança Pública e 7 anos de Proteção Civil no Corpo de Bombeiro.