DENDEICULTURA, POLÍTICA PÚBLICA E TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM NA MICRORREGIÃO DE TOMÉ-AÇU

Por Leonardo Sousa dos Santos

Transformações, Política, Paisagem, Geografia E Historia, Ciência Política

Esta página foi vista 86 vezes desde 08/08/2024
Coloração

Neste livro o foco é a relação entre a dendeicultura, política pública e transformação da paisagem na Microrregião de Tomé-Açu. Inicialmente reconstituiu os caminho e descaminhos da formação da dendeicultura da Amazônia. Para em seguida indicar o conjunto de ações políticas que presidem, sustentam e estrutura esse processo do espaço o qual é a dendeicultura, sendo produção do espaço é também metamorfose da vestimenta do espaço, o qual é a paisagem. Deste ponto dedica-se a reflexão pormenorizada e exaustiva das transformações da paisagem da |Microrregião de Tomé-Açu. Mostrando as alterações da paisagem nas áreas de plantio dos dendezeiros, afunilando para o estudo de casos das paisagens da Agropalma, inclusive mostrando isso na configuração espacial do arruamento. E finalizando com algumas recomendações.

Edição 1 (2020)

Leonardo Sousa dos Santos

Leonardo Santos, pesquisador e militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará (2º Tenente QOABM), é doutor em graduado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Possui graduação em Geografia (IFPA) e Gestão de Sistema de Segurança (UNAMA). Possui especializações em Defesa Civil, Geotecnologia: Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (IESAM), Gestão de Recursos Hídricos: Governança e Sustentabilidade, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. Também é técnico em Geodésia e Cartografia (IFPA), com 20 anos de experiência na área de Segurança Pública e 7 anos de Proteção Civil no Corpo de Bombeiro.