Elevação artificial por bombeio mecânico

Flambagem da coluna de hastes

Por Glicia Loureiro dos Reis, Oldrich Joel Romero

Geofísica, Engenharia, Energia, Engenharia E Tecnologia, Ciência

Esta página foi vista 312 vezes desde 11/10/2023
Coloração

Na indústria de petróleo, o escoamento de fluidos no meio poroso é seguido pela elevação no interior da coluna de produção; a coleta, por meio de um arranjo de dutos, permite a entrega dos fluidos na unidade de separação primária.

Este percurso é possível com consumo de energia. Com o tempo, a energia do reservatório é insuficiente para vencer as perdas de carga comprometendo a manutenção da vazão econômica.

No ambiente do poço são utilizados os métodos de elevação artificial de petróleo, estes podem suplementar a energia faltante, ou reduzir a perda de carga à jusante do fundo do poço. Existem, portanto, diversas opções que podem ser escolhidas.

Na primeira categoria se enquadra o bombeio mecânico com hastes (BM), que é um dos métodos mais utilizados no mundo. A descrição, conhecimento e previsão de possíveis problemas operacionais do sistema BM são de extrema importância quando se deseja diminuir custos sem comprometer sua eficiência. No BM, a coluna de hastes acionada em superfície, se conecta com a bomba de fundo. Embora seja uma barra metálica sólida, a coluna é afetada pela flambagem uma vez que seu diâmetro é da ordem de uma polegada (2,54 cm) e seu comprimento pode ser de 500 m até 2000 m, ou mais.

Estudos a respeito deste fenômeno têm sido desenvolvidos ao longo das duas últimas décadas, desde os registros iniciais até a atual exigência de quantificar e medir a força compressional necessária para prever e controlar sua ocorrência. Esta temática é abordada neste livro.

O leitor desta obra terá acesso aos fundamentos técnicos sobre as forças e parâmetros envolvidos na flambagem da coluna de hastes do BM, assim como à análise e efeitos de elementos tensionadores adicionados à coluna. Três casos são discutidos, apresentando a modelagem matemática e sua solução mediante o software SROD, um dos mais utilizados nesta área.

Edição 1 (2023)
Formato 16x23 (160x230)
Tipo de papel Polen

Oldrich Joel Romero

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidad Nacional de Ingenieria - UNI, Lima, Perú (1994), possui mestrado (1999) e doutorado (2003) em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. É professor do programa de Pós-Graduação em Energia (desde 2011) e do curso de Graduação em Engenharia de Petróleo (desde 2008) da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, campus São Mateus-ES.

Atua principalmente nas áreas de escoamento em meios porosos, recuperação avançada de petróleo, elevação de petróleo, fluidos não-Newtonianos, escoamentos com superfícies livres e interfaces em microescalas, métodos numéricos, processos de revestimento de substratos.

Líder do grupo de pesquisa GPetro do CNPq. Professor sponsor do capítulo estudantil SPE-Ufes. Coordenador do Petroufes. Editor da revista Lajer - Latin American Journal of Energy Research. Bolsista Produtividade em Pesquisa da Fapes. Coordenador do PRH-ANP/Finep 53.1 Ufes.

LinkedIn: linkedin.com/in/joelromero/

Coordenador do PRH-ANP 53.1 Ufes: prh53.ufes.br

Sponsor do Capítulo Estudantil SPE Ufes: spe.ufes.br

Editor da revista Latin American Journal of Energy Research - Lajer: https://periodicos.ufes.br/lajer