Em tempo de democracia: a liderança de Lyndolpho Silva

Por GLEYSON NUNES DE ASSIS

Geografia E Historia

Esta página foi vista 2639 vezes desde 15/02/2013

Este trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre a liderança de Lyndolpho Silva que, além de ter sido militante do Partido Comunista Brasileiro, era uma liderança referencial para os movimentos dos trabalhadores rurais do Brasil. O enfoque específico da pesquisa é analisar a trajetória de Lyndolpho Silva na luta social no campo, travada ao longo de sua existência. No entanto, privilegia-se como foco analítico o período democrático brasileiro de 1946 a 1964. Buscou-se assim desenvolver a análise das relações de Lyndolpho Silva e o PCB; Lyndolpho Silva e a ULTAB; Lyndolpho Silva e o I Congresso Nacional de Trabalhadores Agrícolas do Brasil (1961); Lyndolpho Silva e suas redes de sociabilidade.

Reforma Agrária / Movimentos Sociais / Lideranças Políticas

Edição 1 (2013)

GLEYSON NUNES DE ASSIS

Sou Mestre em História, com Bacharelado e Licenciatura pela PUC-Rio, Mestrado na UERJ e Gestão Educacional no SENAC-Rio. Pesquiso temas relacionados à Reforma Agrária e Movimentos Sociais Agrários. Ministro aulas em três escolas particulares na Ilha do Governador/RJ. Sou Diretor da Instituição Espírita Casa de Preservação da Vida, na Ilha do Governador/RJ.