Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO
Emergências Clínicas
Questões comentadas
Categorias
Medicina, Medicina Clínica, Medicina De Emergência
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 4400 vezes desde 14/01/2014
Versão
ebook
R$ 22,60
Disponível em:
PDF
Valor total:
R$ 22,60
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

Esta obra foi idealizada e lapidada no seio da monitoria de Clínica Médica do Internato em Medicina de Urgência pelos vários monitores que por lá deixaram suas marcas e levaram consigo o espírito do querer mais, do investigar até a plena compreensão do caso ou da questão, enfim, sensações e sentimentos genuínos daqueles que exerceram a monitoria em sua mais bela faceta, aquela que desenvolve a autonomia e a formação integral dos alunos, que incentiva a interação discente/docente e se torna em excelente ferramenta de apoio aos graduandos matriculados na disciplina – o principal objetivo dessa experiência acadêmica que agora atinge a plenitude com sua materialização.

Os monitores da disciplina, por meio de várias mediações pedagógicas, de forma formativa e reflexiva, são incitados a desenvolverem, por meio de estudos, trocas e observações, elevada capacidade de elaboração de estudos e pesquisas, argumentação, concentração e domínio de grupo. Contribuem assim de forma determinante para o aprendizado dos pares. Vivem todas as alegrias e dissabores da docência em nível superior. São treinados para a educação do futuro, capazes de criar e gerir parâmetros para um mundo globalizado e para a evolução dos povos.

A obra em tela é o resultado do trabalho refinado de vários monitores e docentes que encararam o projeto da monitoria muito além de um título a mais no currículo, mas vislumbraram ganhos nas relações pessoais e intelectuais, seja na contribuição dada aos alunos monitorados, mas, principalmente nos espaços privilegiados de discussões e trocas entre os vários atores do processo de elevadíssimo nível intelectual e comprometimento com a medicina e a vida: alunos da graduação, monitores e docentes. Revela também mais uma atividade fim da Universidade, a produção do conhecimento. Dessa vez, inserindo os monitores como sujeitos e agentes ativos da construção.

A importância e o elevado grau de profundidade de discussão nos grupos de estudo dos monitores não poderia ficar restrito a poucos. Foi com a ousadia, o espírito empreendedor e a genialidade do professor José Carlos Serufo que a idéia tomou corpo e, agora, o leitor é brindado com essa excelente obra que vem coroar um trabalho de mais de uma década de estudos.

O livro conta com 24 capítulos, cada um deles com 20 a 25 questões de múltipla escolha e um a dois casos clínicos, exaustivamente comentados e com visão crítica, alguns até com quadro de gerenciamento de riscos e que certamente levará o leitor ao aprimoramento do conhecimento na área de urgências e emergências clínicas.

Recebi com alegria o honroso convite para prefaciar esse livro. Creio que o motivo foi a gentileza do professor Serufo, por ter sido eu, no ano de 2000, o autor do projeto dessa monitoria, e por mais de 10 anos o seu coordenador. A monitoria já foi várias vezes premiada pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais por sua relevância acadêmica (2004, 2005, 2008, 2009 e 2012). Por questão de reconhecimento e real merecimento ao trabalho daqueles que fizeram por merecer, listo em anexo os nomes dos monitores bolsistas desse ótimo projeto.

Valeu pela autodeterminação e entusiasmo de todos, sem o que, essa obra não seria possível e deixaria restrito o maravilhoso trabalho feito pelos e com os monitores e alunos da do módulo de Clínica Médica do Estágio em Medicina de Urgência. O laboratório vivido na monitoria serviu e serve para despertar vocações e prevenir erros futuros.

Boa leitura e bons estudos a todos. Que esta obra lhes sirva para abrir caminhos.

Um abraço.

Prof. André Luiz dos Santos Cabral

Pró-Reitor Adjunto de Graduação/UFMG

Características
ISBN 978-85-63307-36-1
Número de páginas 392
Edição 1 (2012)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Comentários
0 comentários