Eu Venci

Como superei a discriminação racial

Por Nadeje Maria

Batalha Espiritual, Jovens e Adolescentes, Psicologia, Neuropsicologia, Personalidade, Psicologia Experimental

Esta página foi vista 589 vezes desde 11/11/2019

Me chamo Ravenna Matos, sou negra, formada em psicologia na UFPE, atualmente estudando sociologia nesta mesma universidade e líder de um projeto na ONG SOU GENTE, que combate o racismo e o preconceito social contra as mulheres negras. Quem me vê hoje, pode pensar que as conquistas em minha vida foram fáceis, só que não! Até mesmo para entrar no ensino regular sofri muito com a discriminação e o preconceito pela minha cor da pele. Fui, por diversas vezes, vista como uma pessoa “ignorante”, “sem futuro”, suspensa na escola por coisas banais e excluída de ambientes sociais. As pessoas dizem que não há racismo no Brasil, que não há pessoas racistas, mas é tudo mentira. Tive que lutar muito para superar essas coisas e chegar hoje onde cheguei.

Deixo aqui um breve relato de minha história, para que sirva de alerta as minhas amigas da cor, e para que sirva também como exemplo de força e coragem, porque esmorecer jamais!

Edição 1 (2019)