Filhos e Filhotes

Não Ficção, Poesia

Esta página foi vista 1575 vezes desde 28/08/2019
Coloração

“Filhos e Filhotes” consiste numa coleção de textos elaborados a partir de momentos especiais passados durante a infância da autora, e outros na presença dos seus filhos, enfatizando as peculiaridades e a graça das idades entre os cinco e nove anos.

O livro tem início com um conto sobre o desaparecimento do gato Tutu e a forma inusitada como reaparece, num momento em que ninguém mais acreditava nessa possibilidade, a não ser a sua “mãe humana”, que confiando na sua intensa vontade de vê-lo são e salvo, pensa tê-lo trazido de volta ao lar pela sua fé. Mais uma vez, percebe-se a espiritualidade presente nos textos da autora.

Além dos contos e poemas envolvendo a infância dos filhos, estão incluídos poemas sobre lugares em que a autora viveu, como “A bela Petrópolis” e “A ponte do Carmo”, referindo-se este último ao jardim da Praça da Independência (Carmo) em Itu, nos anos 70. O livro finaliza com alguns poemas escritos pelo filho, quando estava com a idade de nove anos.

ISBN 978-65-901-2801-0
Edição 1 (2019)

Maria Cristina Andreazza Costa

Nascida no sítio dos avós, na cidade de Itu-SP, teve uma infância divertida junto dos primos e irmãos, quando lá se encontravam nas férias de verão. Embora a família tenha se mudado para a cidade quando estava com seis meses de vida, voltaram a residir no sítio anos mais tarde. O contato com a natureza sempre lhe trouxe inspiração, tanto para os estudos, quanto à escrita de poesias, que se iniciou por volta dos treze anos. Tendo vivido parte da sua juventude próxima ao centro da cidade, suas idas à biblioteca municipal eram frequentes e, assim, entre as leituras na biblioteca e as brincadeiras em casa, com tubinhos de ensaio, foi desenvolvendo o gosto por literatura e também por química. Ao ingressar no ensino médio, optou pela área de exatas, certificando-se então da sua aptidão por química, ao mesmo tempo em que consolidava seu gosto literário escrevendo pequenos contos e poesias. Em 1986 iniciou sua graduação em química, na Universidade Estadual de Campinas, realizando em seguida os cursos de mestrado e doutorado na área de físico-química, na mesma universidade. Antes do nascimento do primeiro filho, concluiu um ano de pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos e outros dois na Unicamp. Após esse período, trabalhou por aproximadamente oito anos como assistente editorial numa revista da Sociedade Brasileira de Química (Journal of the Brazilian Chemical Society) e atualmente trabalha como pesquisadora colaboradora no Instituto de Química da Unicamp. Do seu interesse pela pesquisa científica na área de química quântica aplicada ao desenvolvimento de fármacos, brotou também a curiosidade pela psiquiatria, espiritualidade e comportamento humano. Foi então que sentiu necessidade de escrever uma estória baseada em relatos e observações de conflitos e superações, surgindo assim seu primeiro romance de ficção, Desencontro.