FILOSOFIA PARA CRIANÇAS

Por ROSANA DONIZETI MARTINHO GAZOTTO

Metodologia, Estética, Epistemologia, Filosofia, Educação, Didáticos

Esta página foi vista 266 vezes desde 02/02/2022

O assunto central desse estudo é mostrar a necessidade do ensino de filosofia desde as séries iniciais do ensino fundamental. O texto realiza considerações sobre a natureza cultural do homem, caracterizando-o como um ser que precisa ser educado. A passionalidade das ações humanas não é um produto genético, mas o fruto de um processo pedagógico que estimula atitudes emotivas e restringe a capacidade reflexiva dos homens. Para superar este tipo de comportamento que gera conflito e que coloca em risco a sobrevivência da vida no planeta, inclusive dos homens, defendo a necessidade de educar o pensar desde a infância, através de instrumental filosófico que permite aos indivíduos aquisição de ferramentas para uma investigação mais profunda do mundo e dos homens, como os seus diversos e complexos relacionamentos socioculturais. Apoiado no paradigma filosófico-pedagógico do Dr. Matthew Lipman coloco como alternativa ao ensino tradicional, um ensino que se preocupa não apenas em transmitir conteúdos, mas que desenvolve também as habilidades cognitivas. O desenvolvimento dessas habilidades permite modificações no agir, pensar e querer humano, tornando-os mais justos e racional.

Edição 1 (2022)
Acabamento Brochura s/ orelha