Este livro trata das formas poéticas relacionadas às formas musicais, iniciando pelas mais livres, como recitativo, antífona, responsório, romance, passando pelas tercinas encadeadas, quadras e trovas, oitavas, até as canções binárias e ternárias, ária e cantata, os dez tipos de rondó, desafio, salmo, ode, hino, écloga e formas diversas. Apresentando crestomatia poética e musical dos mais importantes autores ocidentais, este livro organiza, de modo pedagógico e esquemático, a análise literária da poesia cantada em vários períodos históricos.
Este tratado é o terceiro tomo acerca do Método Paulinyi de Poesia e Versificação, cujo primeiro volume define e explica as três condições necessárias à beleza poética abordando técnicas à produção de versos, tanto em pés clássicos quanto em escansão moderna, incluindo métodos de versificação e os procedimentos retóricos mais próximos ao domínio musical, como rima e aliteração. O tomo II trata da “Retórica na poesia e prosa” (2023), ensinando mais de 185 figuras de linguagens, tropos e esquemas que enriquecem a expressividade poética, dezenas dos quais são explicados pela primeira vez em português. Os cursos do autor abrangem música e literatura aplicada à música: gregoriano, ópera, composição de canções; encontram-se listados em http://aulas.Paulinyi.com
Número de páginas | 279 |
Edição | 1 (2025) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Couche 150g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.