GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA

Por Jordan H. de Souza & Gislaine dos Santos

Engenharia E Tecnologia

Esta página foi vista 2877 vezes desde 05/01/2011

Este livro apresenta um estudo do processo de caracterização da região urbana para fins de avaliação de imóveis utilizando a ferramenta do geoprocessamento. O objetivo principal desta pesquisa é propor uma sistemática de utilização desta ferramenta na fase de caracterização de região urbana, para fins de avaliação imobiliária, visando à redução da influência subjetiva do avaliador e propiciar a eficiência na aquisição e gestão de informações quanto aos aspectos valorizantes e desvalorizantes intrínsecos da localidade. A ferramenta estudada possibilitou representar, em mapas temáticos, informações extrínsecas da região urbana como os aspectos físicos, legal, socioeconômicos, infraestrutura e equipamentos urbanos. Após disso, foi realizada uma análise utilizando o Sistema de Avaliação Geoambiental (SAGA/UFRJ) no Município de Juiz de Fora/ MG com intuito de aplicar o processo de caracterização em uma região urbana para verificar os atributos qualitativos intrínsecos da localização, identificando os pólos e variáveis influenciantes, bem como limitações e restrições da aplicação do processo em uma avaliação imobiliária.

Edição 1 (2010)

Jordan H. de Souza & Gislaine dos Santos