GospEU

O individualismo na música gospel brasileira contemporânea

Por Lucas Ávila

Louvor e Adoração, Música, Teologia, Cristã Contemporânea, Gospel, História E Crítica

Esta página foi vista 2593 vezes desde 17/03/2017

Em razão do grande sucesso da música gospel brasileira, torna-se necessário que existam pesquisas sobre esse fenômeno. É possível perceber uma mudança de temas nas canções entoadas pelos evangélicos ao longo do tempo, passando de assuntos relacionados aos atributos de Deus para um conteúdo mais individualizado, centrado no ser humano. Este trabalho procura identificar quais são as ênfases dos hinos do Novo Testamento; apresenta um panorama do processo de individualização da sociedade ocidental e suas influências no cristianismo evangélico brasileiro; e se propõe a identificar a influência do individualismo nas canções cristãs evangélicas brasileiras dos últimos dez anos, fazendo uma comparação entre o conteúdo das canções contemporâneas e as ênfases dos hinos do Novo Testamento.

"O texto de Lucas Ávila apresenta uma preocupação autêntica sobre a saúde teológica e a vida prática da igreja, e faz isso buscando no fenômeno mais visível da igreja - a adoração, o culto público - o que talvez seja o elemento de maior desajuste - o individualismo". (Lucas Merlo Nascimento - Mestre em Ciências da Religião e doutorando em Estudos Judaicos)

ISBN 978-85-9563-013-0
Edição 1 (2017)

Lucas Ávila

Lucas Ávila nasceu na cidade de São Paulo no dia primeiro de novembro de 1991. Foi criado com bases cristãs protestantes por sua família. É bacharel em teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, formado em Louvor e Adoração pelo CTMDT (MG) e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

É casado com Larissa Pena e atualmente está se aventurando nessa jornada que é escrever, além de ser pastor batista.

Publicações relacionadas