Guia Prático para Entender e Gerir o Crédito

Uma Viagem Informativa ao Mundo do Crédito

Por Alexandre Cruz

Tomada De Decisão E Resolução De Problemas, Bancos E Bancários, Economia, Didáticos

Esta página foi vista 765 vezes desde 22/07/2023

O e-book "Guia Prático para Entender e Gerir o Crédito" oferece um olhar abrangente sobre o mundo do crédito, destinado a indivíduos com pouco conhecimento sobre o tema. Dividido em capítulos, o guia aborda desde os diferentes tipos de crédito, como crédito à habitação, pessoal, automóvel, a estudantes, leasing imobiliário, leasing mobiliário, ALD e renting, até as taxas de juro associadas a cada modalidade.

O leitor é conduzido a compreender as diferenças entre taxas variáveis, fixas e mistas, e a importância das taxas de referência, como a Euribor, no contexto dos empréstimos. Além disso, o guia explora como os bancos avaliam o risco de crédito e a relevância da taxa de esforço no processo de obtenção de empréstimos.

A proteção do consumidor é abordada detalhadamente, destacando-se os direitos e regulamentações em vigor em Portugal. O e-book também explora o papel dos intermediários de crédito, ressaltando suas vantagens e benefícios para os consumidores, sem esquecer a importância das garantias financeiras, como fiadores e hipotecas, exigidas pelos bancos em algumas situações.

Em jeito de conclusão, são fornecidas dicas fundamentais para uma gestão responsável do crédito, como o planeamento financeiro adequado, a importância de compreender as condições dos contratos e a necessidade de comparar ofertas antes de tomar uma decisão. Por meio de uma leitura acessível e informativa, este e-book capacita o leitor a tomar decisões financeiras informadas, proporcionando uma visão mais clara e consciente do mundo do crédito.

Edição 1 (2023)

Alexandre Cruz

Pai de duas teenagers, lindas de morrer, companheiro e marido há quase 27 anos, filho e neto há 48 anos, irmão há 46 e 36 anos, enfim homem de família...

Mais de 20 anos como bancário e experiência como empreendedor garantem que sei do que falo quando o assunto se relaciona com mercados financeiros. Mas mais de 40 anos de interesse em tudo um pouco dão-me permissão para poder pensar sobre qualquer assunto e, consequentemente, a partilhar os meus pensamentos.