Heroínas da História

Por Jeane Tertuliano

Mulheres Autoras, Referência, Poesia

Esta página foi vista 49 vezes desde 06/08/2024

Heroínas da História - Luta e Glória é mais que um livro de cordéis; é um hino de resistência e celebração às mulheres que, com coragem e determinação, moldaram a trajetória da humanidade. Aqui, doze figuras femininas emergem das páginas para nos contar suas histórias, cada qual repleta de força, dor e triunfo.

Após cada cordel, você encontrará uma curiosidade única sobre cada uma dessas mulheres, destacando aspectos fascinantes de suas vidas e legados.

Nestes cordéis, a quadra dança ao som da rima AABB , com a métrica heptassílaba conduzindo a melodia, embora algumas vozes cantem em ritmos diversos. Cada verso é uma janela aberta para as vidas dessas grandes mulheres, revelando suas batalhas e conquistas com uma linguagem acessível, mas profundamente poética.

Cleópatra, rainha do Egito, não se define apenas por seu trono, mas pela inteligência e diplomacia que marcaram sua liderança. Dandara, guerreira dos Palmares, é símbolo de luta e resistência contra a opressão, sua bravura ecoando pelos séculos. Malala, jovem paquistanesa, defende a educação com uma paixão que transcende fronteiras, desafiando a tirania com sua voz.

Carolina Maria de Jesus, das favelas ao mundo, transforma o cotidiano em literatura, iluminando a dura realidade com palavras de esperança. Frida Kahlo, artista mexicana, expressa em cores e traços suas dores e amores, fazendo da arte um reflexo de sua alma. Virginia Woolf, pioneira da escrita modernista, navega nas profundezas do ser feminino, abrindo caminho para novas formas de pensar e sentir.

Joana D’Arc, a jovem camponesa que se tornou líder militar, é a encarnação da fé e da bravura. Simone de Beauvoir, filósofa francesa, desafia as convenções e nos convida a repensar o que significa ser mulher. Maya Angelou, com sua poesia e prosa, celebra a resistência e a dignidade, transformando suas experiências em força coletiva.

Angela Davis, ativista e intelectual, luta por justiça social, sua voz ressoando na busca por igualdade. Conceição Evaristo, com suas palavras, nos transporta para realidades múltiplas, tecendo narrativas que celebram a identidade e a resistência. Marielle Franco, cuja vida foi tragicamente ceifada, permanece viva na luta por direitos humanos e justiça social.

Este livro é um convite à sororidade, uma ode ao poder transformador das mulheres. Que cada estrofe inspire lágrimas, sorrisos e reflexões, fortalecendo os laços que nos unem e impulsionando-nos a continuar a luta por um mundo mais justo e igualitário.

Que Heroínas da História: Luta e Glória seja uma tocha que ilumina nossos caminhos, um tributo às vozes que nunca se calaram, e um lembrete de que, juntas, somos invencíveis.

Edição 1 (2024)
Formato Pocket (105x148)
Acabamento Brochura s/ orelha
Tipo de papel Polen

Jeane Tertuliano

Oriunda de São Miguel dos Campos e residente de Campo Alegre - Alagoas. Feminista, jornalista e ativista sociocultural, é graduada em Letras (Uneal), pós-graduada em Linguística com ênfase em Formação de Leitores (FI) e D. H. C. em Educação (Febacla). Professora de Inglês, Português e Escrita Criativa. Coordenadora Pedagógica da rede municipal de ensino e colunista da Revista Internacional The Bard. Vice-presidenta do Conselho Municipal de Políticas Culturais, foi eleita delegada pela sociedade civil para representar Alagoas com o setor “Livro, Leitura e Literatura” na 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília. Em 2022, foi agraciada com a 1ª colocação no Prêmio Destaques Literários Focus Brasil – New York, na categoria Crônicas e Contos. No ano corrente, foi honrada com o Título de Notório Saber em Literatura devido o seu percurso enquanto profissional da área. Atualmente, é autora de catorze livros, coautora em cerca de cem coletâneas poéticas e organizadora de dezoito projetos antológicos.