(IN)CONVERGÊNCIAS: Design: heurística da forma - Vol.2

Por SÉRGIO O. S. CARVALHO

Ciências Humanas E Sociais, Engenharia E Tecnologia, Artes

Esta página foi vista 3606 vezes desde 04/08/2013

Na atitude de contemplar algumas obras de arte em geral podemos atinar algumas semelhanças entre autores de épocas distintas. Porém, para que não fiquemos mergulhados na indagação da prima facie tentamos buscar satisfazer nossas dúvidas por meios investigativos. Neste trabalho, portanto, versamos sobre três obras que a priori parecem que flutuam sobre as mesmas operações projetuais. Estas são: Residência Schröder-Schräder, Gerrit T. Rietveld; House II e House VI, Peter Eisenman. Organizamos dois exercícios principais para realizar a apuração destas residências. O primeiro consiste em desvelar os seus fins estéticos. Palmilhamos, então, pelos caminhos da representação, do conceito, do diagrama, dos signos simbólicos, etc. O segundo visa o design de duas das obras citadas: Residência Schröder e House VI. O viés depurativo deste exercício volta-se para a planta-baixa, os ambientes internos e suas relações, a iluminação e ventilação, etc. Tratamos, portanto, de configurar virtualmente algumas (in)convergências entre os objetos de análise que se encontram, na régua cronológica do tempo, a quase meio século de diferença.

ISBN 978-85-915955-2-5
Edição 1 (2013)
Coloração Colorido

SÉRGIO O. S. CARVALHO

Possui extensão em Crítica de Arte - Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (2012), pós-graduado em História da Arte - Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (2011) e possui graduação em Arquitetura e Urbanismo - Faculdades Integradas Dom Pedro II (2008). Atualmente exerce docência em topografia e projeto final - Sistema de ensino UNIFASS e Arquiteto Diretor de Divisão de Projetos, Engenharia e Convênios da Prefeitura Municipal de Olímpia-SP. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Evolução Social, Estética e do Design em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura contemporânea, arquitetura moderna, de stijl, peter eisenman, evolução da história social e crítica da Arquitetura e Urbanismo e da Arte no Ocidente.

Neste ano de 2013 está priorizando o desenvolvimento de projetos de Engenharia Arquitetônica em argamassa armada através de projetos e construções de edifícios térreos em forma de paraboloide hiperbólico e abobada em arco catenário com a aplicação da tecnologia construtiva da argamassa armada, regida pela norma NB-1259 E NBR-11173/89 da ABNT, no Brasil.

As obras possuem caráter público e essas construções visam a prática da economia formal construtiva com a aplicação de tecnologias consideradas formadoras de um pensamento voltado para o engajamento econômico político/social. Dessa proposição podemos fundir, à concepção estrutural da edificação, alternativas e o Modus Adquirendi de formas que tendam à bio-estrutura. Senosiain Arquitectos, Shoei Yoh Hamura, Eladio Dieste, Vitor Lotufo, Ken Kellogg, são alguns dos expoentes que fizeram uso de tal consciência que podemos considerar um Finis Coronat Opus.