A forma como ensinamos têm relação direta com a forma como o estudante percebe a construção do próprio conhecimento: de forma passiva, esperando que o professor determine o que ele deve aprender, ou de forma ativa, questionando, refletindo e buscando desenvolver diferentes habilidades. E o ensino por meio de aulas práticas, que tirem o aluno da posição de simples expectador, pode ajudar a tornar o aprendizado de Ciências/Biologia mais motivador.
Ao longo dos anos, diversos estudos têm mostrado a importância das aulas práticas (assim como de outras atividades equivalentes, como jogos e abordagens lúdicas) para o aprendizado. Contudo, uma rápida pesquisa na internet já é suficiente para percebermos que o problema persiste: os professores de Ciências/Biologia ainda não se utilizam de forma eficiente de atividades práticas em suas aulas, isso quando não o fazem apenas como ilustrações à teoria. Ou, pior, muitas vezes se limitam a somente demonstrar os experimentos para os alunos que, passivamente, assistem sem chance de “colocar as mãos na massa” e aprender fazendo.
Este livro apresenta diversas propostas de aulas práticas, buscando sempre integrar teoria e prática e oferecer atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula.
ISBN | 978-85-923-3887-9 |
Número de páginas | 153 |
Edição | 1 (2019) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.