METODOLOGIA PARA O ENSINO DE PROJETOS ARQUITETUITETÔNICOS NA MATÉRIA PROJETO DE ARQUITETURA 1 (PA1) 1
PARA PROFESSORES
Código do livro: 389493
Categorias
Prática Profissional, Estudo E Ensino, Crítica, Educação, Didáticos, Arquitetura
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 56 vezes desde 06/08/2021
Versão
impressa
R$ 58,74
Coloração
Acabamento
Valor total:
R$ 58,74
Versão
ebook
R$ 29,49
Disponível em:
epub
Valor total:
R$ 58,74
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

Obra pensada oferecer aos professores estratégias didáticas aplicadas na primeira matéria de projeto do curso de Arquitetura: PA 1.

Ser professor de projeto exige algo muito além do talento como Arquiteto, bem-sucedido na prática, pois, além disso, ele deve ter as habilidades necessárias para a prática da docência e saber exercer com propriedade a crítica sobre o que aluno produz sustentada por justificativas que apontem paras as melhores escolhas técnicas e formais, demonstrando como atingi-las.

O método apresentado parte do princípio de que projetar a obra arquitetônica pressupõe cumprir protocolos. Sendo assim, há, de fato, espaço para se falar sobre possibilidades da aplicação de um método ou de métodos para ensinar a projetar de acordo com um processo criativo. A palavra processo significa, segundo os dicionários uma atividade contínua ou em etapas.

A proposta do autor é de que PA 1 deve ser a oportunidade para que os alunos compreendam que pensar a obra arquitetônica em seus vários sentidos, sobretudo, como expressão plástica e como simbologia, ou seja, como elemento comunicacional socialmente construído.

O método tem como sustentação duas importantes áreas do conhecimento: Semiótica e Gestalt, que fazem parte das aulas teóricas incorporadas às orientações em ateliê, proporcionando assim uma dinâmica original a uma matéria dedicada à prática.

No primeiro capítulo é oferecido o arcabouço teórico com o estudo sobre o papel simbólico da arquitetônica ou a Semiótica aplicada à Arquitetura. Procuro demonstrar a íntima relação dessa área do conhecimento com a formulação de conceitos que atuem sobre novas proposta dos pontos de vista formal e técnico-funcional.

O conteúdo do segundo capítulo é dedicado ao que é oferecido para o estudo da forma a partir dos princípios da Proporção/Escala.

Do terceiro capítulo ao quinto, os aspectos formais permanecem como tema, recebendo como reforço o conhecimento sobre a Gestalt.

O sexto capítulo oferece leituras de projetos usados nas aulas e que são meios para reforçar a apreensão dos princípios teóricos transmitidos.

O sétimo e último capítulo servem explicações sobre o trabalho de encerramento do semestre: projeto de baixa complexidade apresentado em nível de Estudo Preliminar.

Características
Número de páginas 104
Edição 2 (2021)
Formato A4 (210x297)
Acabamento Brochura
Tipo de papel Offset 75g

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

FRANCISCO LAUANDE JR

Arquiteto, Professor de Arquitetura e Mestre em Teoria, História e Crítica

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários