O livro retrata a relação conturbada entre mãe-filho, provocada por ressentimentos decorrentes da negligência materna no passado infantil. Na busca de reparação, ela busca restaurar o vínculo em meio a um clima de hostilidade, questionando-se ao mesmo tempo sobre os limites da condescendência. A narrativa se dá ora pelo foco da mãe ora pelo do filho, em uma intercadência entre amor e ódio.
Embora de cunho literário, a obra se respalda na teoria psicanalítica de Melanie Klein, a sustentar que o primeiro objeto de amor e de ódio do bebê é a progenitora, pois é ela quem alimenta e o provê de afeto. É, portanto, com a genitora que a criança protagonizará os primeiros eventos mais gratificantes e dolorosos a afetarem a vida posterior, ainda que pouco remanesça dessas lembranças a nível consciente. As três emoções básicas do ser humano, amor, ódio e reparação, permeiam a obra, retratando o vínculo mãe-filho sem o manto da sacralização.
Outra vertente da narrativa é o Complexo de Édipo, derivado do vínculo simbiótico entre mãe e filho, ainda mais aprofundado dado ao ambiente doméstico marcado pela violência, separação conjugal e ausência paterna. A narradora tenta compreender as consequências resultantes da forma inadequada de lidar com o amor edípico-infantil, nascido de fantasias primitivas e inconscientes, em momento de eflorescência sexual da criança. A falta de compreensão da complexidade deste período do desenvolvimento psicossexual, observado na infância, resultou no desencadeamento do trauma da rejeição, eivado de ódio e sensação culposa.
Em um processo de auto resgate como mãe, ela rememora a fase da amamentação, o período edípico permeado pela violência doméstica, a ruptura abrupta da relação simbiótica com o filho e os reveses da vida adulta, refletindo sobre a essência da maternidade genuína. A autora espera ter desenvolvida em linguagem narrativa a teoria da grande investigadora da alma infantil, Melanie Klein e sua discípula, Hana Segal. Serviu também de inspiração o estudo de Manuel Perez Sanchez, arguto observador do comportamento psíquico do bebê.
ISBN | 9786501199665 |
Número de páginas | 100 |
Edição | 1 (2025) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.