Minha vida meu bairro minha cidade

Por Maria Helena de Oliveira Morais

Biografia, Não Ficção, Memórias Pessoais, Mulheres

Esta página foi vista 690 vezes desde 25/11/2020
Coloração
Acabamento

Livro com a biografia da autora Maria Helena de Oliveira Morais tendo como pano de fundo a história da zona norte de Londrina e histórias paralelas de mulheres da comunidade que possuem exemplos de superação social, intelectual e emocional em virtude das dificuldades e problemas que atravessaram. A idéia surgiu durante as pesquisas para o projeto Memória da mulher negra londrinense realizado em 2018/19, do qual resultou uma revista e que foi premiado pelo Ministério da Cultura.

A pesquisa atravessa os 77 anos de sua vida com foco nos últimos 40 anos, período de mudanças sociais na cidade e de formação e consolidação da zona norte, conhecida como Cinco Conjuntos.

Edição 1 (2020)
Acabamento Brochura

Maria Helena de Oliveira Morais

Meu nome é Maria Helena de Oliveira Morais, cantora amadora, aposentada, viúva e autora de 2 trabalhos literários viabilizados pelo Programa de Incentivo a Cultura de Londrina, sou atuante há mais de 30 anos nas ações sociais e culturais da Igreja Nossa Senhora da Glória (Parque Ouro Verde); já integrei o coro da UEL e morei em vários bairros de Londrina.

Sou de Ourinhos, onde meu pai Horácio era ferroviário e músico em casas noturnas. Minha mãe cuidava de uma pequena pensão e minha infância foi assim: entre rios, árvores, brincadeiras de roda, causos, música, poesia e o cultivo de tudo que representava a memória negra e a cultura do Brasil.

Cheguei em Londrina em 1958 numa cidade que crescia cada vez mais e onde encontrei meu esposo Noé, vindo do Nordeste em busca do Eldorado da famosa terra vermelha. Morei com minha tia Manoela no bairro Cervejaria; casei e morei no Pindorama e depois em casa própria no conjunto Ruy Virmond Carnascially com meus 4 filhos, minhas plantas e cachorros. Fiquei viúva em 1977 e desde então, fui pai e mãe para meus filhos.

Em Londrina, tive a satisfação de ver prosperar os negócios de meu falecido tio Bispo, de ver meu primo Neneca brilhar nos gramados do Café, várias primas e primos se destacarem em suas profissões e sobretudo meus filhos e netos crescerem com saúde e dedicação aos estudos e ao trabalho.

No bairro, organizo festas populares como festas juninas, dia das crianças, dia de Cosme e Damião e brincadeiras de carnaval para as crianças, utilizando minha casa e a rua para estas manifestações. Penso eu que estas coisas da cultura não podem se perder e que a internet deveria ajudar a preservar e não desviar a atenção dos mais jovens. Assim como espero que minha literatura ajude a preservar e reconhecer a memória da mulher negra.