MITOCÔNDRIA: METABOLISMO, ENVELHECIMENTO & PATOLOGIAS ASSOCIADAS. Uma síntese detalhada dos processos metabólicos associados às mitocôndrias

Por Marcelo Ferro

Endocrinologia E Metabolismo, Bioquímica, Medicina, Ciências Biológicas

Esta página foi vista 700 vezes desde 18/04/2022

Marcelo Ferro é Nutricionista, pós graduado em Farmacologia Clínica, Mestre em Ciências do Envelhecimento (Gerontologia), foi nutricionista do Comitê Paralímpico de Judô nos Jogos Rio 2016, possui em seu currículo mais de 50 atletas campeões mundiais em diversas modalidades, atualmente trabalha como consultor científico (CSO) do laboratório Nutrition Formulators Inc na Flórida, em 2021 recebeu o certificado de Intelectual Property (IP) por uma patente em desenvolvimento pré-aprovada em estudos clínicos, e possui mais duas patentes pendentes em desenvolvimento de moléculas complexadas visando aumentar o potencial terapêutico dos fitoquímicos.

O livro "Mitocôndria: Metabolismo, Envelhecimento e Patologias Associadas" descreve detalhadamente os processos bioquímicos celulares destacando as mitocôndrias como a principal organela na produção de energia e manutenção da vida dos tecidos. O livro relata as possíveis alterações bioquímicas e morfológicas das mitocôndrias observadas em diversas patologias, como câncer, doença de Alzheimer, doenças cardíacas, bem como na síndrome metabólica, incluindo diabetes tipo 2, esteatose hepática, dislipidemia e hipertensão arterial. Possíveis terapias alternativas na busca da homeostase também são discutidas nos capítulos finais. O livro está dividido em três partes. Parte I destaca o papel das mitocôndrias na fisiologia celular. A Parte II mostra a participação das mitocôndrias em importantes patologias celulares, a Parte III é uma apresentação original sobre as relações dos componentes celulares com os principais agentes fitoquímicos. Ao final, há uma breve abordagem sobre a relevância das mitocôndrias para o futuro da medicina onde são citados os estudos. O livro contém 201 referências científicas e pode ser uma boa ferramenta para consultas tanto em cursos de graduação quanto de pós-graduação em diversas áreas da saúde, incluindo Medicina, Nutrição e Nutrologia, Fisioterapia, Educação Física e Farmácia.

Edição 1 (2022)
Acabamento Brochura s/ orelha
Coloração Colorido

Marcelo Ferro

Sou Graduado em Nutrição, Pós-Graduado em Farmacologia Clínica e Mestre em Ciências do Envelhecimento (Gerontologia). Sempre tive minha carreira ligada ao esporte. Fui nutricionista do Comitê Paralímpico de Judô dos jogos de Londres 2012 aos jogos do Rio 2016. Atualmente moro nos EUA atuando como Consultor Científico em elaboração de fórmulas e no desenvolvimento de estudos com fitoquímicos para tratamento alternativo em diversas patologias. Também tenho trabalhado como consultor nutricional para alguns atletas do UFC, principalmente auxiliando na perda de peso e reidratação. Recentemente eu recebi o título de propriedade intelectual (IP) por um estudo realizado na Universidade de Auburn, Alabama, sobre o tratamento com canabinóides, terpenóides e carotenóides e seus papéis no metabolismo, tanto de forma isolada como conjugada. Esse trabalho foi patenteado e encaminhado para fase III de ensaio clínico. Contudo, as mitocôndrias sempre foram meu foco de estudo. Publiquei vários artigos científicos sobre a relação entre as mitocôndrias e diversas patologias. Toda a minha experiência de mais de 20 anos eu coloquei no livro que escrevi, Mitochondria: Metabolism, Aging and Associated Pathologies.