Novas arquiteturas das formas jurídicas

Por Marcílio Toscano Franca Filho; Alessandra Macedo Franca; Álvaro Jader Lima Dantas

Democracia, Constituição, Ciência Forense, Direito, Ciência Política

Esta página foi vista 80 vezes desde 16/03/2024

No cenário desafiador da contemporaneidade, onde as fronteiras entre disciplinas se desvanecem e a interconexão entre teorias emerge como um convite à exploração intelectual, surge "Novas Formas da Arquitetura Jurídica". Organizado por Marcílio Toscano Franca Filho, Alessandra Macedo Franca e Álvaro Dantas, fruto de pesquisas do grupo LABIRINT (UFPB), esta obra brilhantemente amalgama a teoria do direito, a análise literária e a linguagem jurídica em uma exploração meticulosa das interseções entre arte, ciência e normatividade.

Em uma jornada intelectual por entre os jardins do direito, os leitores são conduzidos por trilhas sinuosas de hipertextos, transcendência e transjuridicidade. Capítulos como "Um passeio pelos jardins do direito", "A Retórica da Metáfora dos Modelos na Teoria do Direito" e "A Traição e as Formas Jurídicas" provocam reflexões profundas sobre o papel dos signos, representações e interpretações na construção do conhecimento jurídico.

Explorando a estética, visibilidade e direito, este livro oferece um esboço instigante de um problema fundamental: como as formas estéticas moldam nossa compreensão do direito e da justiça. Além disso, em uma abordagem inovadora, mergulha-se na intersecção entre direito e literatura, analisando a influência da obra de Jorge Luis Borges nas percepções jurídicas contemporâneas.

Por fim, "Novas Formas da Arquitetura Jurídica" nos convida a refletir sobre o papel do direito na sociedade da informação, onde conceitos como "pirâmide", "labirinto" e "farol" assumem novos significados e desafiam nossa compreensão tradicional do sistema jurídico.

Com uma riqueza de perspectivas e insights profundos, este livro é uma leitura indispensável para estudiosos, acadêmicos e profissionais do direito que buscam desvendar as fronteiras emergentes da arquitetura jurídica contemporânea.

Edição 1 (2024)
Formato 16x23 (160x230)