Nelson de Carvalho Neto, 61 anos, Médico Especialista em Gerontologia, Saúde da Família e Pratico nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Médica e Clínica Cirúrgica.
Venho de uma família de classe média humilde com raízes espanholas e nordestinas por parte do avós paternos; os avós maternos eram de origem paulistana e mato-grossense.
Durante minha infância morei em diversas cidades como Corumbá – MS, Campo Grande – MS, Rio de Janeiro - RJ e poucas vezes São Paulo – SP.
Estudei em diversos colégios como: o colégio Reizinho em Campo Grande – MS, 1º Salesiano Dom Bosco em Campo Grande – MS , Centro Educacional Júlia Gonçalves Passarinho em Corumbá – MS, Colégio Militar do Rio de Janeiro – RJ e Grupo Impacto no Rio de Janeiro - RJ.
Nos anos de 1979 a 1981 cursei medicina na Faculdade de Medicina de Valença – RJ, Nos idos de 1982 ingressei na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, na cidade de Campo Grande – MS, onde passei por problemas para adaptar-se a grade curricular nos anos de 1982 e 1983, vindo a concluir sua graduação no ano de 1985.
Após a formatura, servi a Marinha em Ladário – MS como Guarda Marinha e Segundo Tenente (RNR), logo após, entrei para a Fundação Serviço Especial de Saúde Pública – FSESP, em Peixoto de Azevedo – MT onde tempos depois, adquiriu um garimpo.
Até estabilizar em São José dos Quatro Marcos – MT, foram 39 mudanças de cidades no estado do Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná. Tudo em busca de um lugar ao sol, para um médico do interior do Brasil.
Acredito que muitas dessas mudanças foram por aventuras e outras por ingerências de políticos na saúde, porém, há de se pontuar que muitos médicos do interior vivem a vagar em busca do seu lugar ao sol. Penso que a grande culpada por essa busca incessante de um lugar ao sol é a municipalização da saúde. Ora, apenas o Brasil e a Finlândia possuem saúde municipalizada.
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.