O Inominável

Por Ondovato

Realismo Fantástico, Ficção e Romance, Entretenimento

Esta página foi vista 425 vezes desde 19/07/2022

Na virada de 2018 para 2019, cerca de seiscentas ratazanas chegam a nado no mercado do Ver-o-Peso, em Belém.

O fato, flagrado por um celular, teve pouca visibilidade por conta do réveillon e da posse do novo governo.

O que ninguém podia imaginar é que se tratava de uma invasão e que os bichos subiram para reivindicar seu direito à superfície.

O que acontece com uma nação que se submete aos ratos?

Somos mesmo esse povo cordial?

Até onde é possível resistir?

Essas e outras perguntas - e umas poucas respostas - estão em “O Inominável”, uma pequena saga por nove cidades brasileiras, protagonizada por um Amor impossível enquanto houver opressão e ratos. Letrista e Arquiteta - líder de uma milícia virtual de resistência - vão às últimas consequências para resetar o país e, finalmente, viver. Uma alegoria do Brasil contemporâneo, dominado pelo Mito do retrocesso e da ignorância, aguardando, como um castigo, o seu eterno futuro.

Edição 1 (2022)

Ondovato

Sempre tive um indescritível medo da morte. Desde criança, desde que me dei por gente. Medo de morrer de repente, do nada, infarto, tiro, uma doença rara, um atropelamento, câncer, overdose. No aconchego da noite, na fatídica hora de recostar a cabeça e dormir, as piores fantasias terminavam com o meu fim. Tanatofobia, chamam, e não é tão incomum. Uma parcela considerável da população sofre com esse comichão na alma. Uns mais, outros menos. Eu, mais.

O advento da paternidade me trouxe um medo ainda pior: o de que a morte fosse de um de meus filhos. Quem já viveu essa experiência sabe como é rolar na cama com essa vela a derreter na mente. Talvez tenha sido o motivo por ter procurado tanto a vida, covardemente, sem os riscos, sem ousadias, mas também sem o comodismo e a retidão, posicionando-me na escala social numa zona propensa ao limbo, mas onde os filhos crescem seguros e sadios. Entendi meu pai. Perdi-me, desviei-me, caí, tantas vezes retornei ao caminho, até o momento em que o limbo impôs-se e eu me vi em turva encruzilhada.

Ondovato nasceu quando venci a morte. Ou o contrário.

Autor de:

“Eu adoro MPB”, contos.

“O Inominável”, romance.

“Como arruinar a sua vida em 12 ou 13 lições”, romance.

“O caos é dentro da gente”, dramaturgias.

“O maior Círio de todos os tempos”, romance.

“Todas as mortes de Chico Navalha – a autobiografia de um facínora”, romance premiado pela Fundação Cultural do Pará (em processo de publicação).

“A Parecerista”, romance (em processo de revisão).

Publicações relacionadas