O INTERVALO QT E O INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

A dispersão do intervalo QT regional como critério de reperfusão coronária

Por Gabriel Dotta

Ciência, Medicina, Saúde E Fitness, Cardiologia, Diagnóstico, Medicina De Emergência

Esta página foi vista 495 vezes desde 11/08/2020
Coloração

O intervalo QT é considerado um marcador de despolarização e repolarização ventricular. O comportamento da dispersão de QT (dQTc) poderia ser um marcador de sucesso de reperfusão no infarto agudo do miocárdio com supra de ST (IAMCST). O trabalho tem por objetivo avaliar o comportamento da dQTc 1h pós-fibrinolítico entre indivíduos com e sem critérios de reperfusão clínico-eletrocardiográficos confirmada por angiografia. Este livro registra o empenho de todos os envolvidos nesta pesquisa, que colaborou para o conhecimento de novos marcadores de reperfusão no tratamento do IAMCST, utilizando o centenário exame que ainda salva milhões de vidas em todo o mundo: o eletrocardiograma.

ISBN 978-65-000-7457-4
Edição 1 (2020)

Gabriel Dotta

Gabriel Dotta é cardiologista com residência médica e mestrado em cardiologia certificado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e titulado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB). Formou-se médico pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2011. Possui residências médicas em Medicina Interna no Hospital Governador Celso Ramos em 2015 e Cardiologia na Unifesp em 2017, onde também se especializou em Cardiologia Maternal, em 2018. Possui especialização em Ecocardiografia pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Possui experiência geral em atendimento de consultório, emergência e unidade de terapia intensiva. Faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Hospital do Coração (HCor), dentre outros. Atua como cardiologista e ecocardiografista em Florianópolis/SC e também como professor convidado da Unifesp, no Centro de Simulação Realística e Pós-graduação em Cardiologia do Hospital Albert Einstein.