O JOGO DE XADREZ NA ESCOLA

Código do livro: 119960

Didáticos, Psicologia

Esta página foi vista 5003 vezes desde 27/12/2011

O JOGO DE XADREZ NA ESCOLA, de interesse para professores, diretores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos escolares e estudantes, aborda instrumentos didáticos para uma boa e eficiente aprendizagem. Focaliza a evolução do cérebro, dos testes psicológicos, as formas de aquisição de conteúdos, os aspectos emocionais envolvidos na obtenção do conhecimento, o estímulo às inteligências múltiplas, assim como a importância de jogo de regra na educação, como o XADREZ.

ISBN 978-5569-74279-0
Edição 1 (2011)

ELENITA POMPEU

Nascida em Rinópolis, Estado de São Paulo, com Licenciatura Plena em Português e Inglês - Especialização em Psicopedagogia.Curriculum Lates 0807342347684808

O livro O JOGO DE XADREZ NAS ESCOLAS: uma visão psicopedagógica foi fruto da experiência de longos anos no magistério e da Especialização em Psicopedagogia. Parte dele pode ser utilizada por professores de outras áreas.

Tendo em vista o interesse das escolas em adotar o jogo de xadrez, em sala de aula, sugiro a leitura de meu livro"O JOGO DE XADREZ NA ESCOLA: uma visão psicopedagógica", útil para educadores, psicólogos escolares, professores, estudantes, psicopedagogos, pedagogos, diretores de escola, e outros interessados na matéria. O livro aborda instrumentos didáticos para uma boa e eficiente aprendizagem. Focaliza a evolução do cérebro, dos testes psicológicos, as formas de aquisição de conteúdos, os aspectos emocionais envolvidos na obtenção do conhecimento, o estímulo às inteligências múltiplas, assim como a importância do jogo de regra na educação, como o xadrez. Discorre sobre a origem do jogo, o comportamento ético exigido de seus jogadores e sugere sua utilização nas escolas, como excelente auxiliar pedagógico. Propõe, então, que as escolas promovam aulas de xadrez de forma bastante abrangente, objetivando aprimorar, nas gerações futuras, conceitos filosóficos, constitucionais e de cidadania. Com isso, em poucos anos, poderiam ser formadas gerações de jovens atentos, concentrados, conhecedores de seus deveres e obrigações, aptos a tomarem decisões de forma refletida. A obra pode ser adquirida por intermédio do site: http://clubedeautores.com.br/book/5191--O_JOGO_DE_XADREZ_NA_ESCOLA: uma visão psicopedagógica, tema: Didáticos, Psicologia. Número de páginas: 202

Peso: 242 gramas

Edição: 1 (2009)

O livro foi citado por HERBERT CARVALHO, autor do livro TABULEIRO DA VIDA:

"Bases epistemológicas

A idéia de que o próprio conhecimento é um jogo de investigação em que se pode ganhar, perder e tentar novamente está na base da utilização de jogos como material de trabalho psicopedagógico. De acordo com a teoria epistemológica do psicólogo e pedagogo suíço Jean Piaget (1896-1980), toda criança passa por três estágios de jogo. O jogo de exercício, repetitivo, é a base para o como das coisas. O jogo simbólico, produtor de linguagens e convenções, lida com o porquê das coisas. O jogo de regra, de caráter coletivo e assimilação recíproca, marca a transição da atividade individual para a socializada.

O xadrez contempla de maneira paradigmática essas três etapas, e por isso mesmo seu ensino nas escolas é defendido por psicopedagogos como Celso Antunes, autor do livro "Jogos para a Estimulação das Múltiplas Inteligências", para quem o jogo é "o melhor caminho de iniciação ao prazer estético, à descoberta da individualidade e à meditação". Na monografia "O Jogo de Xadrez na Escola Pública: Uma Visão Psicopedagógica", Elenita Pompeu defende o ensino do xadrez para alunos e professores (em programas de educação continuada), "com o intuito de resgatar a ética nas relações humanas, estimular habilidades lógico-matemáticas e desenvolver a atenção e a memória". Para ela, o jogo deve ser adotado como parte do currículo no tema transversal ética, previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais. "

* Herbert Carvalho é jornalista, mestre de xadrez e autor do livro "Tabuleiro da Vida", da Editora Senac São Paulo

Comunidade Clube de Autores: clubedeautores.ning.com/profile/ElenitaPompeu