O SIGNIFICADO DO ESTÁGIO DE FISIOTERAPIA NUMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

Por Nuno N Costa Bispo

Não Ficção, Diversos

Esta página foi vista 6375 vezes desde 05/01/2011

O Asilo São Vicente de Paulo de Londrina, surgiu para diminuir os efeitos dos problemas sociais, próprios de uma cidade grande, que então se encontrava no auge do seu desenvolvimento devido à riqueza da cultura do café. Com o tempo, a instituição vem acompanhando as exigências da sociedade na forma de atender os idosos, e nela passou a atuar o estágio supervisionado de Fisioterapia da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), baseado na teoria do “Movimento Continuum”. Verificar o significado do estágio de Fisioterapia numa instituição de longa permanência para idosos foi o objetivo geral desta pesquisa do tipo qualitativo. Esse atendimento mostrou um sentido plurívoco, pelo conjunto de significados que lhe foram atribuídos pelos idosos. Nas considerações finais foi enfatizada a importância de pesquisar os significados das ações desta natureza, com a finalidade de idealizar uma “comunidade do futuro”.

Edição 1 (2009)

Nuno N Costa Bispo

Nuno de Noronha da Costa Bispo, português, nascido em Lisboa a 1967. Fisioterapeuta graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), professor no curso de Fisioterapia da universidade Kroton/UNOPAR e Mestre em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Publicações relacionadas