ORIENTAÇÃO SEXUAL E A POSTURA DOS PROFESSORES

Ciências Biológicas, Ciências Humanas E Sociais, Educação

Esta página foi vista 3964 vezes desde 01/12/2012

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estabelecem a orientação sexual como um dos temas transversais e, por sua complexidade, contempla as mais diversas áreas de conhecimento, mas comumente é associada aos conteúdos dos sistemas reprodutores abordados em Ciências e Biologia nos ensinos fundamental e médio, respectivamente. Nesse sentido, buscou-se conhecer a atitude de professores de Ciências Biológicas nas aulas de orientação sexual. Foram criadas cinco características dentre algumas daquelas que os PCN apontam como necessárias para o desenvolvimento do tema: “clareza”, “sistematização”, “atitudes de acolhimento às expressões dos estudantes”, “domínio de conteúdo” e “aspectos transdisciplinares”. Convergências e divergências foram identificadas entre a prática dos professores e os aspectos dos PCN escolhidos para o estudo como categorias de análise. Ficaram identificadas convergências nas categorias “sistematização” e “atitudes de acolhimento”, e divergências em “aspectos transdisciplinares”. No entanto, não foram identificadas divergências nem convergências explicitas nas categorias “clareza” e “domínio de conteúdo”.

Edição 1 (2012)
Coloração Colorido