Os aspectos da linguagem escrita

dos alunos de salas de recursos

Por Aline Pedro Feza

Educação, Didáticos, Linguística

Esta página foi vista 5108 vezes desde 22/04/2013

A motivação para a realização deste estudo justificou pela necessidade de conhecermos a relação entre aprendizagem, interação social e desenvolvimento mental. Na busca de contribuições sobre questões referentes à linguagem, fundamentamos nosso estudo na teoria Histórico-cultural, que define a linguagem como instrumento, e construção do pensamento.

Este trabalho esta estruturado em duas partes principais: Primeira o histórico da criação das salas de recursos (SR), em seguida uma análise da escrita dos alunos inseridos em salas de recursos. Desta forma buscamos responder algumas hipóteses tais como: Em que contexto histórico ocorreu nascimento das SR? Quais as legislações que determinam esta modalidade? Como a SR contribuiu para o desenvolvimento da escrita dos alunos? Quais os principais dificuldades apresentados pelo alunado? Quais as práticas pedagógicas realizadas para desenvolver o nível de textualidade apresentada pelos alunos? Afim de, alcançar estes resultados buscamos respaldos teóricos na teoria Histórico-Cultural e seguimos os pressupostos apresentados pelas Diretrizes da Língua Portuguesa para a Educação Básica.

ISBN 978-85-915151-0-3
Edição 1 (2013)
Acabamento Brochura s/ orelha

Aline Pedro Feza

Autora Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, com pós graduação em lacto sensu em Educação Especial, pelo Instituto Paranaense de Educação e em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Eficaz.

A autora tem experiência em docência no ensino superior, atuando nas áreas de Ensino e aprendizagem, Práticas pedagógicas no ensino e Educação especial.