Os humanos e agricultura desde a pré-história até o final do século XIX

Por Carlos Roberto Espíndola e Nirlei Maria Oliveira

Ciência, Recursos Naturais, Plantas, Agropecuária, Natureza, Engenharia E Tecnologia

Esta página foi vista 939 vezes desde 10/04/2021

“Os humanos e a agricultura desde a pré-história até o final do século XIX” traz ampla revisão de literatura sobre o tema e busca jogar luz em lacunas supostamente não contempladas em publicações especificas de áreas que demandam conhecimento sobre esta temática e ou pessoas, em geral, que se interessam por este assunto. Daí, agrupar informes dispersos em vários formatos e idiomas, e apresentá-los numa abordagem ampla e de propósito didático, sobre as transformações do espaço geográfico ao longo do tempo pelas ações do homem, desde seus primórdios nômade no Planeta, até a sedentarização que a agricultura organizada pôde lhe garantir.

Edição 1 (2021)

Carlos Roberto Espíndola e Nirlei Maria Oliveira

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP, Piracicaba,1968, com Mestrado na mesma instituição. Doutorado pela Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu - UNESP. Aperfeiçoamento na França (1976/77) e Livre Docência em 1979, também na UNESP de Botucatu, com campo de pesquisa na área de Solos Tropicais. As atividades didáticas foram sempre em Solos - Pedologia, e na pós-graduação, na Geografia da USP, São Paulo, Geografia da Unesp, Rio Claro, e nas unidades da Unicamp - Faculdade de Engenharia Agrícola e Instituto de Geociências, o conteúdo foi "Solos Tropicais".

Além do aperfeiçoamento realizado em Bondy-Paris, desenvolveu pesquisa na Universidade Laval, de Quebec, Canadá e participou de convênio CAPES/COFECUB (Brasil-França) em Montpellier, em 1993.

Publicou 3 (três) livros sobre Solos-Pedologia e co-autoria num manual brasileiro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Assessor técnico-científico do Centro Paula Souza, em São Paulo, de 2000 a 2010. Entre Mestres e Doutores, orientou 30 profissionais.