REFLEXOS DE UNIVERSOS

Por Colaboradores de Reflexos de Universos

Artes, Poesia

Esta página foi vista 971 vezes desde 12/12/2016

Esta edição, especial, traz uma retrospectiva de 40 anos de literatura cruz-almense publicada nas páginas de Reflexos de Universos que em mais de cem páginas mostra poemas, prosas, ilustrações, propagandas de amigos da cultura, cujos empreendimentos comerciais nem existem mais, assim como a história da fundação da revista, pequenas biografias sobre os seus fundadores e a forte ligação com a existência da Casa da Cultura Galeno d’Avelírio, inicialmente um pouso para os poetas e escritores de Cruz das Almas, firmando-se, posteriormente, como um local que abrigou diferentes tipos de atividades culturais nos seus 30 anos de existência. O numero 90 abre a sua varanda para receber um ensaio da estudante Leila Maria de Jesus Pereira da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Centro de Artes, Humanidades e Letras, que apresentou para a disciplina Poder Político na Bahia Contemporânea um ensaio sobre a revista cujos trechos foram adaptados pelo editor resumindo a história da revista desde 1976 até aos tempos atuais. O leitor pode, ao tempo que lê o texto publicado, apreciar a capa da revista onde ele foi publicado e um pouco da historia daquela edição. Algumas gravuras e textos publicados em exemplares mimeografados foram publicados originalmente e se perdem em qualidade gráfica ganham pela beleza plástica das suas linhas e letras. Não foi fácil ao editor selecionar os textos que estão contidos nesta edição, buscando-os em quase 3.000 páginas publicadas nestes 40 anos, mas foram aqueles que mais lhe agradaram. Espero que agradem também a todos vocês, leitores de Reflexos de Universos.

Edição 1 (2016)
Coloração Colorido