Revista Olhares Docentes - v.1, n. 1

Por FAEC

Educação, Não Ficção

Esta página foi vista 870 vezes desde 25/10/2019

Com insuspeitada alegria, ora entregamos o primeiro volume de Olhares Docentes, periódico científico impresso da Faculdade Euclides da Cunha (FAEC), legítima publicação da Microrregião do Semiárido II, Território de Identidade de Euclides da Cunha, Bahia, com todas as idiossincrasias e todas as dificuldades que são peculiares a este cadinho de Sertão.

Fruto de pesquisas acuradas de docentes que atuam na Região, Olhares Docentes propõe dar voz aos que labutam, em nome da Educação, por todo o Sertão baiano. Este primeiro volume condensa produção apresentada, em forma de comunicação científica, na 1ª Semana Científica da FAEC, evento anual, cujo objetivo é o de incentivar a pesquisa, a extensão e a iniciação científica locais, desde a criação de um espaço integrado de participação de todos, discentes e docentes dos Cursos de Pedagogia e Serviço Social, pertencentes à instituição.

A 1ª Semana Científica da FAEC teve como legenda “O papel da Universidade no desenvolvimento local e regional: ensino, pesquisa e extensão”, tema que constitui um convite ao conhecimento e à reflexão sobre o papel das instituições de ensino superior na construção de saberes e fazeres da sociedade, assim como na promoção da transformação social e da melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Ao longo de quase uma semana, no período entre 26 e 29 de abril de 2017, discentes e docentes, das mais distintas áreas do conhecimento, puderam socializar os seus trabalhos, nas formas de comunicação oral e pôster, além de participar de diversos minicursos, oficinas, discussões, palestras e rodas de conversas/diálogos e intervenções culturais e artísticas. O resultado de todo este esforço acadêmico pode agora ser conferido nas páginas desta publicação.

Assim, sem mais tergiversações, entregamos a você, leitor, o nosso periódico, Olhares Docentes. Esperamos, sinceramente, que esteja ao seu contento e à sua altura.

Boa leitura!

Edição 1 (2017)