SÁBADOS LITERÁRIOS

GRANDES NOMES

Por Edson Santos Silva e Wallas Jefferson de Lima (Orgs.)

Crítica Literária, Educação, Literatura Nacional

Esta página foi vista 15176 vezes desde 02/03/2015

"Acho que sábado é a rosa da semana"

Clarice Lispector.

A frase de Clarice traduz, de maneira poética, o que o projeto Sábados Literários representa para os seus organizadores e participantes. Era a rosa da semana. Porém, somente no final de cada mês ela se abria, exalando seu perfume e ostentando sua beleza. Quedavam-se, assim, à espera desse dia especial em que ouviriam, debateriam e se emocionariam com os grandes nomes da Literatura.

O evento Sábados Literários foi obra de uma equipe. Constituído por um grupo de trabalho diverso, buscávamos a coesão dos encontros. Logo se revelou que havia demasiada ambição e que melhor seria respeitar a individualidade dos autores, das obras, das poesias, das crônicas, dos textos. Isso era importante por ser menos artificial e, sobretudo, mais equitativo, pois era exatamente a diversidade de abordagens que tornava a rosa frágil, enigmática, bela e rara. Talvez o único termo que dê conta de toda essa diversidade seja detalhe. A diversidade dos debates, porém, não fez do evento um espaço para rivalidades. A harmonia dissonante minimalista sempre reinou ali. O caleidoscópio de pensamentos, teorias e visões de mundo apenas traziam à tona toda a beleza dos textos. Na conjunção desses cacos coloridos, a configuração desses elementos acabava por engendrar um momento único. Por isso, Sábados Literários era um evento em transição. A rosa, como se sabe, não é como a Pintura, a Música ou a Literatura. Uma vez criada, sua beleza se pereniza. Ela morre para dar lugar a uma nova rosa. Sua beleza, assim, sofria alterações a cada encontro. Deformado o arranjo e aniquilada a plasticidade, eis que se deveria aguardar até o final do mês para que a rosa voltasse a florir. A beleza desse evento "conjuga-se", portanto, no gerúndio. Ela não está feita, está se fazendo. A cada sábado, reconquistava-se a beleza perdida do momento passado.

ISBN 978-85-64137-52-3
Edição 1 (2015)

Edson Santos Silva e Wallas Jefferson de Lima (Orgs.)

A Todas as Musas surgiu no universo editorial on-line em Julho de 2009, com a publicação do primeiro número da sua revista acadêmica. Mantendo rigorosamente os seus níveis de qualidade e periodicidade, essa publicação chegou, em fevereiro de 2011, ao seu quarto número, tendo sido já avaliada pela CAPES como B2 (excelente qualificação para uma revista independente).

A partir de 2010, a revista começou a ser impressa e a editora iniciou seus trabalhos no sistema de impressão sob demanda.

Publicações relacionadas