Sistema de Captação, Armazenamento e Uso de Águas Pluviais

Por Jumara Ern

Engenharia E Tecnologia

Esta página foi vista 4430 vezes desde 05/01/2011

As questões relacionadas ao uso racional da água vêm sendo discutidas em todas as esferas sociais, ecológicas e políticas. Não se pode mais admitir o desperdício de água, um recurso tão nobre. Assim como também não se pode mais admitir o uso de água potável para fins menos nobres. Começa-se a ser impensável a utilização de água potável nas descargas dos sanitários. A água, assim como tantos itens, é um recurso que também sofre a má distribuição, seja em termos globais, nacionais ou regionais. A preservação da água é tema de muitos debates políticos. Neste trabalho apresentaremos uma das muitas soluções para a preservação da água potável, utilizando águas de chuvas para fins menos nobres: sanitários, lavação de pisos e carros e regas de jardim. Embora a cidade de Rio do Sul tenha uma situação confortável com relação à quantidade e qualidade de sua água, existirá sempre a preocupação quanto a esta situação. Assim busca-se a conscientização da sociedade em todos os níveis: Prefeituras, Engenheiros Civis, população em geral. E só o conhecimento gera a conscientização. Vamos apresentar neste trabalho de forma simplificada, como cada um de nós poderá contribuir para a preservação da água potável. Apresentaremos um sistema de captação, armazenamento e uso das águas de chuva para a utilização em fins menos nobres. Encarando mais como questão ambiental do que econômica, o sistema poderá suprir todo o uso de água não potável em uma residência, desde que planejado antes do início de sua construção.

Edição 1 (2010)