Sob a Sombra de Cartilha

Por Antonio Sousa Brito

Romance, Contos De Fadas, Folclore E Mitologia, Aventura, Literatura Infanto Juvenil, Ficção e Romance, Ficção

Esta página foi vista 500 vezes desde 14/09/2021

Essa é uma estória que se desenvolve no sertão nordestino, mais precisamente no Estado do Ceará. Os personagens, bem como o cenário, são bem reais.

Cartilha é o nome com o qual é “batizado” um juazeiro, ou seja: uma árvore de juá, árvore essa que faz parte da vegetação daquela região. Mas quem é que dá o nome a ela? Um garoto de nome Sebastião, mais conhecido como Tiãozinho; filho de um homem muito honrado e respeitado por todos os que o conhecem. Seu Joãozinho, pai de Tiãozinho, desde cedo tem colocado seus filhos para trabalhar. Isso é muito comum entre o povo nordestino. A criança cresce assumindo responsabilidades.

Tiãozinho, nas viagens que faz a trabalho com o pai, faz amizade com alguns garotos filhos de moradores dos locais por onde passa. E, em uma dessas viagens, eis que um milagre acontece: Pela primeira vez na história um ser humano consegue ter um diálogo com um ser do reino vegetal. E é esse milagre que faz com que Cartilha e Tiãozinho tornem-se grandes amigos, e confidentes um do outro. Durante o tempo em que permaneceu na região, Tiãozinho e Cartilha alegraram-se, e também choraram ouvindo estórias um do outro. Quando podia, o garoto dava uma escapulida e corria para deitar-se à sombra da amiga, e ali os papos eram colocados em dia! Uma bela amizade nasceu entre ambos, mas infelizmente tinha dia e hora para acabar esses encontros, pois o serviço que o pai de Tiãozinho pegava era de temporada, passado o período eles tinham que voltar para casa, para sua região de morada. E assim era ano após ano...

Edição 1 (2021)