SOB O NOTÓRIO INFLUXO DA MATÉRIA

e outros escritos

Por ALEKSANDRO F. DE PAULA

Elementar, Métodos Experimentais, Biografia e Testemunho, Desenvolvimento Humano, Não Ficção, Filosofia E Aspectos Sociais

Esta página foi vista 712 vezes desde 24/11/2020

Certa vez, li algo em Nietzsche sobre o mal se encontrar relacionado com a noção de proximidade. Por exemplo, alguém que obedece a ordem de execução contra outra pessoa é mais cruel e condenável que aquele que dá a ordem.

Digo isso, pois observei muitas postagens ultimamente sobre a diferença no tratamento entre duas tragédias: a de perdas de vidas humanas e da destruição de um monumento importante para a memória, para cultura e para história humana. Por que um atraiu mais esforços efetivos para saná-lo e o outro, menos? Levando em conta a gama monstruosa e milionária de doações.

Faço um paralelo com a noção nietzschiana.

A catedral de Notre-Dame está em qualquer livro de história mundial que o seu filho estuda para a prova de amanhã; pode estar ao seu lado num romance universal; num filme que você assistiu ontem com sua esposa; em fotografias que você tirou nas últimas férias; pode ser um quadro na sua parede.

Em contrapartida, milhares de vidas humanas que se foram de repente numa grande tragédia natural numa África tão distante só foram rostos humanos que você nunca viu ou conheceu e que jamais conhecerá.

ISBN 979-88-562-5733-4
Edição 1 (2020)

ALEKSANDRO F. DE PAULA

Aleksandro F. De Paula nasceu em 13 de junho de 1976, dia de Santo Antônio “Fernando Pessoa”, na cidade de Olinda. Desde o ano de 1984 residindo na cidade de São Lourenço da Mata. As primeiras leituras foram livros psicografados da biblioteca mística de seu pai. Acredita por isso, o forte impacto com o fato escrito. O autor esteve afastado da literatura por quase dez anos. A volta se deu no ano de 2012, quando, revendo antigos papéis, veio descobrir textos que, de repente, mereceriam atenção. A criação de um blog que o forçou a trabalhar esses textos e dar criação a outros, veio despertar a veia criativa do poeta. Atualmente se encontra com sete livros disponíveis no site Clube de Autores. Três de contos: “O Mecanismo das Horas” e “A Criação do Temor e outros contos” e, agora, “Objetos Mortais Inusitados e outros contos”; dois de poemas: “Nada mais e outros poemas” e “Qualquer Possível Infinito – poemas e outras anedotas”; e, por fim, dois de escritos diversos: “46 Escritos” e “Novos Escritos”. Em outubro, espera lançar o terceiro de poemas: “O mais próximo de mim que consigo enxergar e outros poemas”.

aleksandrofdepaula@blogspot.com: aleksandrofdepaula@blogspot.com