Suicídio na Adolescência, e aí?

Por Eurides Hide & Renata Farias

Suicídio, Psicologia, Jovens e Adolescentes

Esta página foi vista 303 vezes desde 19/12/2022

O tema suicídio desperta atenção e desafia a todos tanto no que se refere a emoção quanto à razão, gerando sentimentos tão contraditórios quanto dolorosos e, quando o fenômeno ocorre entre as crianças e/ou adolescentes, as dúvidas são ainda maiores e a pergunta é inevitável: Por quê? O livro que você adquiriu, não é um manual de combate, nem traz todas as respostas para os que se deparam com esse fenômeno tão desafiador, mas sim um mecanismo de incentivo ao debate sobre um tema tão cheio de nuances. No adolescer, o indivíduo se depara com os primeiros questionamentos existenciais e é momento em que pode surgir também a sensação de falta de sentido da vida que tem potencial de desfechos negativos quando o foco é saúde mental. Vamos juntos tentar entender, discutir e conhecer o quanto é importante e necessário lançar luz sobre o assunto, visto que o suicídio e a tentativa de suicídio na adolescência são fenômenos complexos e tem sido um grande desafio para todos. O suicídio é a negação da vida e da dor, é a ilusão de que seria o único caminho para acabar com essa dor emocional tão dilacerante. Então, cabe a todos nós seres humanos reaprendermos a amar, acolher e conviver para dar sentido à vida.

Edição 1 (2022)

Eurides Hide & Renata Farias

EURIDES HIDE

Nasceu em Salvador (BA) é Psicóloga, Psicopedagoga, Mestre em Administração pela UFBA, com pós-graduação em Logoterapia e Análise Existencial, Orientação Profissional e de Carreira, Administração de RH, Dinâmica de Grupos. Foi gestora de RH por mais de 25 anos. Atua como Psicóloga Clínica (CRP 03/25265) e Psicopedagogia (ABPp -Titular 433) no atendimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e famílias. Coordenadora do grupo de Estudo Práxis em Psicologia e em Psicopedagogia da COPOP e Supervisora clínica. Atualmente é Docente do Departamento de Psicologia e do Departamento de Pedagogia da UCSal (Universidade Católica do Salvador). ORCID: 0000-0001-9897-5153.

EMAIL: eurides.hide@outlook.com

RENATA FARIAS

Bacharel em Psicologia e Relações Internacionais, Administração de Empresas. Especialização em Política e Estratégia, Logística Empresarial, Gestão de Pequenos Negócios e Neuropsicologia. 17 anos de experiência como Professora Universitária e de pós-graduação, Coordenadora acadêmica de cursos de graduação, de pós-graduação e de Unidade Acadêmica. Gestora de Projetos e consultora de empresas há mais de 10 anos. Psicóloga Clínica com ênfase em relacionamento de casais e família através da Terapia Cognitivo Comportamental com foco no apego e nas emoções.

Entusiasta da Psicologia e todas suas abordagens que acredita na integração de conhecimentos para a melhor compreensão do sujeito e da sociedade.

EMAIL: psi.renatafarias03@gmail.com

INSTAGRAM - EURIDES HIDE (COPOP BRASIL): www.instagram.com/copopbr/