Teologia, Filosofia e a Fé Cristã

Por Ely Damasceno

Mensagens, Teologia

Esta página foi vista 7885 vezes desde 24/11/2011

Teologia, Filosofia e a Fé Cristã, é um livro dedicado especialmente aos estudantes de Teologia, principalmente aqueles que estão iniciando uma faculdade da área. Nesta obra são abordados os principais assuntos relacionados aos dois primeiros anos bem como as discussões e posições filosóficas à luz da bíblia e a opinião dos grandes pensadores da história.

Um trabalho de estudo e pesquisa que levou três anos de trabalho.

Desde os tempos em que fui seminarista, lá pelos idos 1980 a 1986, frequentei, os eventos conciliares para ordenação de seminaristas ao pastorado. Sempre me detenho em observar os tipos de perguntas e como as mesmas eram, e são, apresentadas aos candidatos. Nesses eventos, sempre me intrigaram as perguntas retóricas, e as perguntas para as quais as respostas fogem ao consenso doutrinário à luz da bíblia.

Por este prisma, parece que o problema dos “futuros ensinadores” não são os candidatos, mas os examinadores (quase escrevo: exterminadores, pois que, no mais das vezes, aniquilam um bom senso razoável).

A referência a perguntas retóricas leva em consideração o fato de que há certas questões cujas respostas são conhecidas mesmo antes de sua emissão. Perguntas como: Você pretende ter um bom relacionamento com sua igreja? Sua denominação possui condições de absorver o que você pretende ensinar à luz da bíblia?

Há questões que não encontram acordo nas respostas entre as cabeças pensantes da denominação e muito menos entre os leigos, por mais que se esmerem na busca de acordos ideológicos. Há questões que jamais serão definidas de forma a um entendimento unânime na compreensão sobre as mesmas. São aquelas perguntas sobre a posição escatológica que cada denominação ensina à sua maneira.

A posição teológica do aluno tende a mudar (para melhor) sobre vários assuntos como o tipo de ceia correto; sobre o tempo da grande tribulação; e outros nessa esteira. São questões que não encontram unanimidade nas respostas por parte dos que se dizem teólogos, mas não o são.

Em função destes pontos apresentados, parece haver a necessidade de que os examinadores também sejam orientados sobre como serem mais objetivos e racionais em suas inquirições. Parece ser também necessário uma orientação sobre uma objetividade nas questões pertinentes. Estas questões são aquelas que não devem faltar na bagagem de quem pretende servir a Deus no Ministério do Ensino.

Este livro é uma base, um ponto de partida...um apoio aos novatos e uma base de consulta aos mais velhos na f

Edição 2 (1987)
Acabamento Capa dura

Ely Damasceno

Autor: Damasceno, Ely

Londrina - Paraná

Outubro de 2006

Nascido em Santa Cruz do Rio Pardo-SP,

em 28 de Outubro de 1957, Brasileiro, casado, 3 filhos (Christopher, Christian e Daniel)

Bacharel em Teologia pela Theological University of Massachussets - USA 1984/1990.

Formado em Letras com habilitação em Jornalismo pela FATEC- Faculdade de Tecnologia de São Paulo.

Técnico de Segurança e Medicina do Trabalho e editor de manuais técnicos com atividades desenvolvidas nos Estados Unidos, México, Bolívia, Venezuela, França, El Savador, Panamá para as empresas Promon Engenharia, Camargo Correa, Aseabrás, Demag/Movicarga e Mannesmann e Ica Telecomunicações S/A.

Exerceu a função de repórter na Gazeta Esportiva, Folha de São Paulo, Diários Associados, e Estado de São Paulo. Foi correspondente internacional dos Jornais Dayle Post, em Boston-USA e International Press - Hyogo-Japão, presente em duas Copas do Mundo. (Estados Unidos e Argentina)

Foi editor de Jornalismo do Grupo Folha de Londrina, Rádio Tabajara, Folha AM e FM e CBN-Central Brasileira de Notícias. Assessor parlamentar de Imprensa na Assembléia Legislativa do Paraná 1994 a 2004.

Editor proprietário do Jornal Folha Regional em circulação há 18 anos em Londrina e Região.

O autor além de livros temáticos sobre Filosofia e Teologia, escreveu também contos, documentários e poesias. Filosofia e a Fé Cristã, Ministério Profético, Escatologia Bíblica Sem Mistérios, Entre a Fé e a Cruz, Teologia do Desperdício, Deixando a carga pesada, Fragmentos da Preciosa Palavra Vol I e II,...e foi assim, Trocando o Não Pode, pelo Não Deve, Batismo com Espirito Santo e outros.

Publicações relacionadas