Terra de exílio

Código do livro: 419754

Literatura Nacional, Educação, Artes

Esta página foi vista 766 vezes desde 21/01/2022

Os textos aqui reunidos contemplam diversos temas e interesses. Alguns já foram publicados em coletâneas e periódicos, outros são inéditos. Se entre eles há uma unidade, ela se refere ao exercício da reflexão pela via da modalidade ensaística. É próprio do ensaio o tom mais intimista, calcado nos recursos da memória, da intuição, da admiração e da bagagem intelectual de quem o produz. Assim, o leitor verá que o ensaio constitui um texto mais aberto, transbordante, que tenta se libertar das petrificações metodológicas, dos esquemas formais e dos clichês textuais acadêmicos – pelos quais, por obrigações profissionais, sinto-me às vezes sufocado.Terra de exílio é lugar e não-lugar. Habitação precária. Nosso mundo de conquistas, invasões e derrotas. Aqui estamos, nesta terra de homens e monstros, dores muitas e esperanças mínimas. Palco para uns, deserto para outros. Terra de exílio é nosso mundo rachado, onde cultivamos frutos envenenados. Terra de caminhantes em transe, gente sem ouvidos, caçambas entulhadas de línguas ferinas. Aqui, nesta terra, foram produzidos os ensaios que compõem este livro. Pelo tempo que estive envolvido em sua composição, a vida soprou diferente.

Edição 1 (2022)
Tipo de papel Polen

Clóvis Da Rolt

Clóvis Da Rolt é natural de Bento Gonçalves-RS. Cursou licenciatura em Artes Plásticas (Universidade de Caxias do Sul), bacharelado em Filosofia (Centro Universitário Claretiano), mestrado e doutorado em Ciências Sociais (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). Foi bolsista da Fundação Carolina junto à Universidade de Granada, na Espanha, onde desenvolveu estágio doutoral. Desde 2011 é professor e pesquisador da Universidade Federal do Pampa - Câmpus Jaguarão-RS. Além de publicações de artigos acadêmicos em periódicos e ensaios em coletâneas, é autor do seguintes livros: Canção de Vidro (2004), Calendário - Antologia Poética do Grupo Neblina (2006), Universo (2014), A orientação das serpentes (2016), Um arpão entre duas bocas (2019), O martírio da santa feia: uma leitura sobre a rejeição ao monumento de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha-RS (2019), Mínimo fôlego (2020), Terra de exílio (2022) e Breviário de levitação (2023).