Turismo e Aquecimento Global

Por Anderson Pereira Portuguez

Turismo, Geografia E Historia

Esta página foi vista 6240 vezes desde 05/01/2011

O turismo é considerado uma das atividades produtivas mais importantes da atualidade. Trata-se de um importante fenômeno social que se consolidou com a modernidade urbano-industrial e que na atualidade é responsável pela movimentação de bilhões de Dólares em todo o mundo.

Como toda e qualquer atividade produtiva, o turismo também é responsável por provocar e/ou agravar inúmeros impactos ambientais, alguns deles diretamente relacionados ao aquecimento global e degradação socio-ambiental em diversos lugares do mundo.

Este livro traz uma série de discussões sobre o turismo, seu papel no agravamento das atuais mudanças climáticas, asim como uma análise dos impactos do aquecimento global sobre o padrão de onsumo da demanda potencial do turismo.

Desta forma, com esta obra pretendeu-se colaborar com com o debate ora em curso em escala mundial, com argumentos críticos apresentados de forma bem didática. Apresenta ainda algumas propostas para minimizar os impactos ambientais do turismo, que podem ser adotadas por todos por meio de uma mudança gradativa e consciente de comportamento..

ISBN 978-85-910584-0-2
Edição 3 (2010)

Anderson Pereira Portuguez

Anderson Pereira Portuguez é Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993); Pós-Graduado (Lato Sensu) em Educação Escolar pela Faculdade Espírito-Santense de Administração (1994); Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998); Doutor em Geografia Humana pela Universidad Complutense de Madrid (2010). Pesquisador experiente em estudos geográficos do Turismo; estratégias de desenvolvimento de base comunitária; turismo no espaço rural e estudos culturais/patrimoniais em lugares turistificados. Professor Adjunto I do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (Campus do Pontal - Ituiutaba/MG). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios em Turismo da Universidade Estadual do Ceará.