Um passo para a felicidade

Por Jideon francisco marques

Motivacional, Espiritual, Crescimento Pessoal, Vida Cristã, Corpo, Mente E Espírito, Autoajuda

Esta página foi vista 185 vezes desde 15/12/2022

Introdução

É um mito comum que o caminho para a felicidade é através da fama e da fortuna. Os jovens sonham em se tornar estrelas pop ou jogadores de futebol, enquanto outros sonham em ganhar o prêmio da loteria. Nenhum desses sonhos é um caminho infalível para a felicidade, porque alguns dos que chegaram ao topo foram honestos o suficiente para admitir que o sucesso os deixou bastante insatisfeitos e vazios.

Já que não podemos ter certeza da felicidade no topo, vale a pena investigar o fundo - e, afinal, Jesus disse: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5). Há alegria e felicidade em ser humilde. Philip Yancey viu isso na prática ao entrevistar muitas pessoas, tanto estrelas quanto empregados. Este último incluía muitas pessoas bem qualificadas que trabalhavam entre os sem-teto, os sofredores e os marginalizados. Ele disse: “Prefiro passar o tempo entre os servos do que com as estrelas”. Ele continuou dizendo: “Eles possuem profundidade e riqueza, e até alegria que não encontrei em nenhum outro lugar.”1

Jesus possuía muita alegria em seu papel de servo da humanidade.

*Se queremos essa alegria, devemos imitar seu coração de servo, descartando nosso orgulho.

Isso e a humildade são dois tópicos que raramente recebem mais do que uma breve menção na vida da Igreja e, mesmo assim, podem ser mal compreendidos. Tornei-me cristão na adolescência, mas mesmo aos cinquenta anos não poderia defini-los ou descrevê-los bem. Em benefício de pessoas em estado semelhante, tentei esclarecê-los para que possam ser reconhecidos mais facilmente. Podemos então ver mais claramente os efeitos que cada um produz.

Quando uma pessoa percebe que é orgulhosa, pode ser como descobrir que possui um terreno coberto de ervas daninhas, cada uma com uma expressão diferente de orgulho. Levou muito tempo para várias sementes de orgulho criarem raízes em nosso jardim, e a maioria de nós não notou como elas estavam florescendo, nem quão profundas são suas raízes. Em comum com a jardinagem, limpar essas ervas daninhas não é apenas uma atividade pontual, mas uma questão de atenção frequente. Alguns de nós acham difícil distinguir entre ervas daninhas e flores, por isso este livro foi escrito na esperança de que as ervas daninhas do orgulho possam ser mais facilmente identificadas e erradicadas. A seção intitulada “Reconhecendo o orgulho” contém uma lista de alguns sintomas pelos quais o orgulho pode ser reconhecido e erradicado.

Quando consideramos a humildade, descobrimos que ela é como uma flor perfumada que não pode ser comprada em um viveiro ou transplantada do jardim de outra pessoa. Ele precisa ser nutrido com cuidado, desde a semente. Assim como as ervas daninhas inibem o crescimento das flores, o orgulho inibe o desenvolvimento da humildade. O orgulho deve ser erradicado se quisermos nos tornar humildes. Meus esforços pessoais na remoção de ervas daninhas nunca serão completos, mas vale a pena registrar aqui as lições que aprendi para o benefício de outras pessoas.

Este livro se concentra em apresentar uma compreensão tanto do orgulho quanto da humildade, para que o leitor saiba como descartar um e abraçar o outro para obter a alegria que o acompanha. A presença de orgulho ou humildade pode ter consequências importantes em nossas vidas, e algumas delas são mencionadas mais adiante neste livro. Começamos considerando como o orgulho pode estar associado à cegueira espiritual.

Edição 1 (2022)